assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Tratamento eficaz das sementes de soja

Uso de tecnologia qualificada é fundamental para garantir o melhor desempenho da sojicultura no Brasil e a consequente conquista do mercado internacional

São Paulo, julho de 2021 – Para garantir uma produção que contemple as boas práticas, é fundamental que produtores se atentem aos mais rigorosos controles de qualidade, a começar pelo tratamento das sementes, garantindo elevados índices produtivos.

Segundo Emanuel Soto da Laborsan Agro, empresa especializada em tecnologia usada no tratamento de sementes (TS), essa etapa é fundamental para assegurar a excelência do cultivo de uma propriedade. “Com técnicas e produtos adequados e bem recomendados para cada necessidade, o TS contribui para rendimentos elevados na lavoura. Com o aumento da produtividade é possível produzir mais grãos sem aumentar a área plantada”, explica.

O tratamento de sementes ocorre pela aplicação de defensivos químicos ou biológicos, enraizadores, inoculantes,  micronutrientes e otimizadores do TS – polímeros e pós secantes. Este processo de aplicação mais sustentável e racional possível, atualmente pela gama maior de produtos utilizados, além de prevenir contra patógenos e pragas, pode trazer ganhos nutricionais, fisiológicos e físicos às culturas.

Destaca-se as tecnologias cada vez mais empregadas no TS, que além de equipamentos mais sofisticados e precisos na aplicação, o uso de polímeros e pós secantes que permitem uma otimização do processo, diminuindo perdas das sementes tratadas e trazendo maior segurança as sementes tratadas.

Emanuel Soto vê essa grande evolução do TS: “o tratamento de sementes atualmente evolui para um processo mais eficiente realizado em equipamentos automatizados e mais precisos, o TSI, e que utilizam da Tecnologia Film-coating LABORSAN AGRO® , o que viabiliza aumentos de caldas com eficiência operacional ao processo, além, da potencialização dos resultados dos produtos utilizados no TS”.

Outras dicas que a Laborsan Agro destaca para um melhor tratamento de sementes:

Uso de sementes certificadas e com alta qualidade fisiológica (germinação e vigor);

Recomendação correta dos produtos que compõem a calda de TS.  Trabalho realizado através de assistência técnica por profissionais conhecedores da real necessidade e aptos em fazerem uma recomendação agronômica com produtos mais eficientes possíveis e recomendados a cultura, frente aos desafios relacionados à patógenos, pragas, nutricional, fisiológico etc. Destaque também para a necessidade em se atentarem à compatibilidade entre os produtos que compõem a calda de TS.

Uso da Tecnologia Film-coating LABORSAN AGRO®: adesão, proteção às sementes tratadas, melhor recobrimento, fluidez operacional, plantabilidade , maior segurança ao homem e ao meio

Equipamentos calibrados e adequados visando aplicação mais eficaz (melhor recobrimento, diminuição de danos às sementes);

Segurança ao homem e ao meio como uso de EPIs adequados e em local mais apropriado possível, evitando contaminações e, por fim, destinar corretamente os resíduos da operação e possíveis sobras de sementes tratadas.

O tratamento de sementes, então, entra como etapa fundamental no cultivo de soja, protegendo, nutrindo, inoculando etc. na fase inicial da cultura. “É dessa forma que a sojicultura conseguirá ainda mais êxito no mercado internacional, oferecendo produtos que tenham sido bem cuidados em todas as etapas da produção. Com mais produtividade estratégica, temos mais rentabilidade e sustentabilidade”, finaliza Soto. Para saber mais, acesse: http://www.laborsanagro.com/

Fonte: Ação Estratégica

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo