assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Vírus brasileiro pode combater lagartas resistentes

A expectativa é lançar pelo menos um bioinseticida com vírus originário do Brasil para a safra 2023-2024
Novos biopesticidas inovadores formulados com espécies de vírus encontrados em lavouras brasileiras serão lançados em breve, afirmou a empresa australiana-americana AgBiTech, em entrevista ao portal agropages.com. Alguns desses agentes, informou a AgBiTech, mostraram ″enorme potencial″ em laboratório e elevaram o espectro de controle de lagartas em soja, milho, algodão e culturas menores, entre outras.

De acordo com Janayne Rezende, agrônoma e doutora em entomologia da AgBiTech, destacou que a empresa coletou mais de uma espécie de vírus de ″origem brasileira″, há cerca de dois anos. Segundo o pesquisador, uma vez validados os primeiros resultados, é provável que a maior fábrica de baculovírus do mundo, que pertence à AgBiTech e está localizada em Dallas (Texas, EUA), comece a produzir bioinsumos contendo ″vírus brasileiros″ como ativos ingredientes.

De acordo com o diretor de marketing da AgBiTech, Pedro Marcellino, a expectativa é lançar pelo menos um bioinseticida com vírus originário do Brasil para a safra 2023-2024. Ele acrescenta que a divisão local da empresa também realiza estudos de ponta para produzir novos atrativos alimentares: insumos destinados a reduzir a população de mariposas por meio da estratégia de manejo conhecida como ″atrai e mata″.

Segundo ele, “os atrativos contribuem ativamente″ para o MIP ou manejo integrado de pragas. ″Esta é uma ferramenta importante no controle de mariposas que podem colocar milhares de ovos.″ De acordo com o diretor, a AgBiTech Brasil também planeja ampliar seu portfólio de soluções para além das culturas de soja, milho e algodão e alcançar hortaliças e hortaliças.

Fonte: AGROLINK -Leonardo Gottems

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo