assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Variação nas colheitas de milho no RS

Na região de Bagé, na Fronteira Oeste, a colheita do milho está em fase final, apresentando produtividades médias variáveis. Em sistemas de sequeiro, as produtividades situam-se entre 3 e 5 mil kg/ha, enquanto nos sistemas irrigados oscilam de 5 a 8 mil kg/ha. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado nesta quinta-feira (08/02) pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), ambos os sistemas registraram frustração nas expectativas devido a áreas encharcadas, espigas menores, polinização incompleta e enfezamento. As lavouras ainda em colheita apresentam os melhores rendimentos, atingindo a expectativa inicial de 7 mil kg/ha, e algumas superam 10 mil kg/ha.

Na região de Caxias do Sul, a fase predominante é a de enchimento de grãos. A colheita não foi iniciada, e a expectativa é que seja mantida a projeção inicial de rendimento em torno de 8 mil kg/ha. Algumas áreas apresentaram falhas de estande ou de doenças, mas a maioria das lavouras encontrou condições climáticas favoráveis durante o desenvolvimento.

Em Erechim, 20% das lavouras estão em fase de enchimento de grãos, 40% em maturação e 40% já foram colhidos. A produtividade varia entre 3 e 10 mil kg/ha, com uma média projetada em torno de 6 mil kg/ha, abaixo da expectativa inicial.

Em Frederico Westphalen, 90% da colheita já foi concluída. Nas lavouras implantadas no início da janela de semeadura, as produtividades variam entre 3 e 4,8 mil kg/ha, enquanto nas semeadas mais tardiamente, é de 8,4 mil kg/ha. Considerando ambas as situações, observa-se redução na produção regional em torno de 40% em relação às expectativas iniciais.

Em Ijuí, a colheita prossegue de maneira favorável, beneficiada pelo clima seco e quente. A área total colhida abrange 84%, com rendimento médio de 7,4 mil kg/ha. Observa-se uma melhoria na produtividade à medida que avança a colheita.

Em Passo Fundo, 10% das áreas estão na fase de enchimento de grãos, 55% em maturação e 35% foram colhidas.

Na região de Soledade, intensas atividades de colheita de milho resultaram em área colhida de 20%. Predomina produtividades entre 6,6 e 9 mil kg/ha. Algumas áreas apresentam maior infestação de pragas, e devido à diminuição da umidade, as aplicações de adubos nitrogenados em cobertura foram suspensas.

Quanto a comercialização, o valor médio da saca de 60 quilos teve redução de 1,62% em relação à semana anterior, passando de R$ 53,00 para R$ 52,14, conforme o levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar no Estado.

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo