assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Tecnoshow Comigo 2023 terá lançamento de novos híbridos e tecnologias

Feira se tornou um dos principais eventos de difusão científica e de inovação para o campo no Brasil. Diversos expositores programaram apresentação e divulgação de novos produtos

Nas últimas décadas, a agricultura brasileira avançou em produção e produtividade, alcançando números impressionantes a cada safra e se tornando uma das principais atividades econômicas no País. A produção nacional de grãos saltou de 119,1 milhões de toneladas no ciclo 2003/2004, por exemplo, para mais de 310,9 milhões previstos na safra 2022/2023, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Esse resultado só foi possível por causa do trabalho do produtor rural e de investimentos constantes em pesquisa científica e inovação. É por meio de estudos que há, constantemente, a difusão e o aprimoramento de tecnologias voltadas para o agro.

Consciente da importância disso para o melhor resultado em campo, a Tecnoshow Comigo tem, a cada edição, levado novidades em cultivares e processos de produção desenvolvidos por meio de instituições renomadas de pesquisa como universidades, empresas e centros de pesquisa. Durante a feira são apresentados experimentos nos plots agrícolas, demonstrando o que há de mais recente aos produtores em termos de cultivares, controle de pragas, uso de defensivos e fertilizantes, entre outras inovações.

Para a feira deste ano – que vai ocorrer de 27 a 31 de março, no Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde (GO) -, a previsão é de lançamento de novos híbridos de milho e sorgo, cultivares de soja mais resistentes, além de novidades em plantas forrageiras, pastagens, fertilizantes, entre outros. “Desde o final de 2022, os plots estão sendo preparados com antecedência e bastante cuidado. Muita coisa que já está cultivada foi plantada lá no final do ano passado para estar no ponto ideal, ou de florescimento ou de espiga e enchimento de grãos para o visitante poder acompanhar”, explica o coordenador de Pesquisa do CTC, Eduardo Hara.

Entre as empresas que vão apresentar novidades na Tecnoshow Comigo 2023 está a LG Sementes. Atuando na produção de sementes de milho e soja, a marca participa há mais de 10 anos da feira e para a edição deste ano lançará quatro novos híbridos de milho, sendo dois deles para o Sudoeste goiano e duas novas versões de biotecnologias. O foco da empresa é ter solução completa para todos os cenários da safrinha. Outro expositor confirmado é a Ubyfol, multinacional brasileira especialista em nutrição vegetal, voltada para o desenvolvimento de produtos para o recobrimento de grânulos, tratamento de sementes e mudas e aplicações foliares para todas as culturas agrícolas. Na participação deste ano, a empresa vai apresentar todas as ferramentas da plataforma UBY Agro, desde nutrição vegetal até biológicos para controle de fungos e bactérias.

Evolução
“Nesses 20 anos da feira, a pesquisa tem sido bastante relevante. Muitas situações ocorreram, como ferrugem e verânicos, e a pesquisa sempre esteve presente e foi bom ter a Tecnoshow Comigo para tirar dúvidas do produtor. Durante a safra, a gente pode sanar as dúvidas através de alguns trabalhos e por meio de palestras. Já na feira, ampliamos esse conhecimento a todos”, pondera o coordenador de Pesquisa do CTC, Eduardo Hara.

Em relação aos plots agrícolas, Eduardo Hara explica que, realmente, são necessários, porque muitos trazem novos materiais que serão plantados na próxima safra. “A Tecnoshow é um momento importante para aprender o que será plantado, conhecer também os novos produtos e defensivos que vão estar disponíveis para uso, a melhor maneira de utilizar os maquinários novos, as novas tecnologias embarcadas, então é fundamental os plots para poder divulgar o que existe de mais novo na agricultura”, informa.

Fonte:  Tecnoshow Comigo

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo