assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Tecnologia no campo é necessidade para o agricultor

A digitalização do setor já é uma realidade

A revolução industrial trouxe ao mundo o uso das máquinas e fez com que todos os setores tivessem que se adaptar à nova realidade e, no campo, não foi diferente. O uso de tratores, semeadeiras e colheitadeiras aumentaram a produtividade e, embora tenham suprido a necessidade do produtor por um bom tempo, estamos em um momento onde a adoção de medidas inovadoras tornam-se essenciais.

A abertura das porteiras para a tecnologia já é realidade há bastante tempo e, segundo pesquisas realizadas em 2020 pela Embrapa, em conjunto com o Sebrae e o Instituto Nacional de pesquisas espaciais (INPE), cerca de 84% dos agricultores no Brasil aplicavam pelo menos uma tecnologia na produção.

A inteligência aplicada no agronegócio impulsionou a produtividade e trouxe sustentabilidade, otimizando o tempo de produção e tornando o campo mais rentável. Listamos abaixo algumas ferramentas utilizadas atualmente:

  • Internet das Coisas (IoT) ferramenta que captura dados de dispositivos instalados pelo campo, tais como: gps, sensores etc. Trazendo informações em tempo real e otimizando as decisões do produtor. Tudo na palma da mão.
  • Robôs utilizados no campo para mapear e precisar resultados, com exatidão e rapidez, aumentam a produtividade com efetividade e baixo custo.
  • Drones capturam imagens precisas, gerando informações que são vitais para a manutenção da irrigação e controle de pragas.

Existem diversos desafios aos produtores e um deles é a escassez de profissionais capacitados a operar esses instrumentos. “Entendemos a dificuldade que o produtor tem em achar mão de obra qualificada, por isso, capacitamos pessoas no setor de tecnologia, afim de atender a demanda desses e diversos outros profissionais”, relata Marco Giroto, fundador da SuperGeeks, primeira e melhor escola de Programação e Robótica do Brasil para todas as idades, que traz cursos na área tecnológica de robótica e programação, inclusive, de forma 100% online.

No curso de Robótica da SuperGeeks, os alunos aprenderão conceitos de eletrônica, mecânica e programação, por meio da criação de robôs e outros projetos práticos. No curso também é ensinado a IOT (Internet das Coisas) uma forma de conectar aparelhos eletrônicos e coletar dados que facilitam a vida do produtor.

Outro grande desafio enfrentando, principalmente pelos pequenos agricultores, é a falta de recursos para investir nas novas ferramentas tecnológicas. Com o objetivo de facilitar esse processo, a Sonhagro é uma rede especializada em soluções de crédito rural, facilitando os processos burocráticos para os produtores, atuando no gerenciamento de suas negociações e na execução dos projetos técnicos que os bancos exigem.

“Já realizamos o sonho de inúmeros produtores rurais através de nossos serviços”, conta Romário Alves, diretor da marca. Para obter o empréstimo, basta procurar uma das unidades da Sonhagro espalhadas pelo país.

Considerar a tecnologia como aliada e fazer uso das ferramentas adequadas, com profissionais capacitados, gera um crescimento estruturado, além de proteger o negócio, evitando problemas que podem gerar sérios prejuízos.

Fonte: Kaísa Romagnoli

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo