assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Tecnologia e sustentabilidade: saiba a importância para a agricultura

Os conceitos de tecnologia e sustentabilidade estão caminhando cada vez mais lado a lado, afinal, o uso de tecnologia na agricultura nunca antes teve tanta intensidade.

Isso porque a produção de alimentos e fibras têm cada vez mais sofrendo transformações drásticas pelo avanço científico.

Algumas ferramentas simples podem acabar gerando resultados expressivos, como a utilização correta de um hidrante de recalque para não ter um excesso de uso de água, por exemplo.

Desde plantações até todo o processo de operações agrícolas tem sofrido impactos da tecnologia, com a utilização de sensores, máquinas e sistemas integrados.

Atualmente, a aplicação de robôs e drones têm mudado a rotina da agricultura, revolucionando os processos de trabalho rural.

O uso de tecnologia para melhorar o processo agrícola não é exatamente uma novidade.

Por exemplo, o GPS (Sistema de Posicionamento Global), foi uma das primeiras ferramentas de automação no setor, e isso acabou gerando a possibilidade da utilização de diversas outras tecnologias, como máquinas guiadas por computadores e satélites.

Esse tipo de tecnologia tem afetado positivamente todos os negócios. Uma fábrica de peças plásticas pode utilizar um GPS para identificar seu espaço de armazenamento e estoque, entre outras atividades.

Com o avanço da tecnologia, hoje é possível controlar diversos aspectos da agricultura com o apoio de aplicativos, permitindo um acesso a distância com ferramentas como tabletes e smartphones.

Uma série de sensores analisa e coleta dados necessários para a continuidade do trabalho, permitindo compreender quais etapas podem ser otimizadas para gerar melhores resultados.

Com todas essas inovações, surgiu o conceito de agricultura 4.0, ou agricultura digital, baseada nos avanços tecnológicos, na automação de processos e na melhoria da produção agrícola.

Essas tecnologias foram pensadas especificamente para:

Redução de custos;

Melhorar a produtividade;

Prevenir acidentes;

Tornar a atividade mais sustentável.

Talvez um dos mais importantes elementos desse tipo de processo, a sustentabilidade tem surgido como uma preocupação imediata em todas as etapas do trabalho na agricultura.

Isso porque existe um conceito fundamental de tornar o ambiente em que vivemos mais sustentável, através de ações em todas as áreas e serviços, bem como nas residências de cada pessoa.

Mesmo em ambientes urbanos, é necessário ter essa preocupação. No caso de uma autoescola com aulas de volante para habilitados, é preciso utilizar carros que causem a menor quantidade possível de danos ao meio ambiente.

No campo da agricultura, a sustentabilidade tem sido prioridade, desde testes com biotecnologia e o melhoramento de sementes, até questões relacionadas à logística e transporte.

O conceito digital vem não só para melhorar efetivamente a questão de processos, mas também ajuda a tornar a sustentabilidade uma realidade no setor agrícola.

O que é tecnologia verde?

O agronegócio criou o conceito de tecnologia verde para definir processos tecnológicos que diminuem o impacto ambiental de práticas de sua linha de trabalho.

A solução apresentada por essa tecnologia tem o objetivo de solucionar dificuldades do negócio pensando na forma menos agressiva de utilização do ambiente, buscando uma maior regeneração e reciclagem.

Além de evitar desperdícios e diminuir o consumo irrestrito de elementos danosos ao meio ambiente.

A busca por melhorias sustentáveis na tecnologia do agronegócio gerou até um movimento de novas empresas de tecnologia surgindo e impactando o ambiente.

A utilização de um transformador energia solar tem sido uma excelente alternativa para gerar energia de forma limpa e sustentável, além de ser muito mais econômica.

Algumas startups, empresas de tecnologia de aprimoramento de negócios, têm focado especificamente em apresentar soluções sustentáveis para o agronegócio.

Essas utilizações trazem benefícios não só para as companhias, mas também para a população em geral e para a natureza como um todo.

A otimização de processos agrícolas permite um melhor aproveitamento das áreas utilizadas no plantio e aumentam a produtividade consideravelmente.

Com isso, é possível economizar em questões de investimento na lavoura, diminuindo a quantidade de perdas e criando uma estrutura muito mais sadia de negócios.

Tecnologias aplicadas na agricultura

Dentre as diversas técnicas que podem ser aplicadas na agricultura, algumas tem se destacado por seus conceitos inovadores e de apoio a ambientes sustentáveis.

  1. Agricultura de precisão

Cada área de plantio tem suas próprias especificidades. Isso significa que cada porção de terra precisa de um determinado tipo de insumo para uma melhor utilização.

Entretanto, a maioria dos agricultores ainda se prende no conceito da utilização de grandes pedaços de terra para plantar, utilizando adubos, fertilizantes e insumos iguais para todo o espaço utilizado.

Esse trabalho acaba prejudicando a uniformidade e a qualidade da lavoura como um todo. Nesse aspecto, a agricultura de precisão surge como uma solução para o mercado.

Através do uso de tecnologias de geolocalização, como GPS e serviços de referenciamento e posicionamento, é possível detalhar toda a área de plantação para cada área específica do espaço reservado.

Além disso, é possível realizar análise química do solo para identificar quais serão as melhores utilizações para um determinado pedaço de terra.

Assim, é possível criar uma grande economia com questões como insumos, fertilizantes e outras ferramentas básicas de plantio, gerando uma maior economia para o negócio.

Esse tipo de plantio também é menos agressivo ao meio ambiente, melhorando a produtividade do espaço de forma sustentável.

  1. Autonomia de máquinas

Dentro do ambiente do agronegócio, os robôs já têm tomado grande parte da produção.

Máquinas pesadas utilizadas no terreno podem ser controladas à distância, através de uma série de inovações tecnológicas que eliminam a necessidade de uma pessoa se colocar em risco dentro da máquina.

Nestes casos, no lugar de um operador são colocados uma série de sensores, computadores de bordo interligados a controles externos e comandos de localização que são conectados a um tablet ou smartphone.

Permitindo, assim, um controle muito mais seguro e tranquilo desse maquinário.Inclusive, hoje em dia, empresas de locação de empilhadeira manual possuem também alternativas controladas remotamente.

Utilizar a tecnologia para o trabalho braçal tem sido uma das principais mudanças acerca do agronegócio, que consegue diminuir o esforço que os trabalhadores precisavam ter em uma colheita, substituindo-a pela capacidade de compreender e utilizar novas tecnologias.

  1. Drones

Outra grande ferramenta de automação, os drones têm sido cada vez mais usados na aplicação de diversos serviços relacionados à agricultura. Essas máquinas não tripuladas podem fazer uma série de serviços, como:

Análise de plantação;

Detecção de pragas e falhas;

Demarcação de áreas de plantio;

Encontrar nascentes de água;

Achar focos de incêndio.

Além de diversas outras opções, os drones podem auxiliar muito todas as etapas do plantio, uma vez que são capazes de gerar informações e imagens rapidamente, permitindo que seus controladores tenham uma maior capacidade de ação dentro da área de trabalho.

Essa tecnologia vem se tornando cada vez mais comum no dia a dia das pessoas, servindo até mesmo em empresa de entrega de encomendas.

  1. Indicadores de desempenho

Pensar em uma agricultura mais voltada para a tecnologia não consiste somente na produtividade. É preciso analisar o desempenho da terra para otimizar sua capacidade de desenvolvimento, além de planejar soluções para a proteção do ambiente.

Hoje em dia, existe uma série de ferramentas de análise para identificar todos os elementos necessários para o trabalho.

Conforme o processo do agronegócio começar a se desenvolver, computadores irão coletar dados que poderão ser utilizados para estruturar novas campanhas.

Essa análise permite uma melhor adaptação do local de plantio, possibilitando uma otimização de sua utilização, que irá gerar mais economia de tempo, diminuição de mão de obra e até mesmo uma redução nos gastos de recursos naturais e financeiros.

  1. Big Data

Um dos maiores conceitos de tecnologia em qualquer área do mercado é a revolução da Inteligência Artificial (IA). Com isso, a Big Data é uma ferramenta de armazenamento e análise de grandes quantidades de informação.

Coletar cada dado de uma colheita manualmente é uma tarefa quase impossível, mas quando você utiliza a tecnologia como sua aliada, é possível criar novas oportunidades.

Uma empresa de coleta de resíduos industriais pode usar Big Data para identificar seus melhores clientes e quais têm mais necessidade dos serviços, por exemplo.

A utilização de sensores pode permitir uma captação de informações com um fluxo muito grande de dados, e nesse ponto a Big Data surge.

Ao gerar uma série de relatórios que permitem a antecipação de doenças e pragas, além de identificar possíveis soluções para o processo e até mesmo o volume de defesa que deve ser aplicado, a Inteligência Artificial acaba agindo de forma preventiva.

Com essa mesma tecnologia, é possível identificar excessos de gastos, com energia ou água. Assim, sua empresa conseguirá melhores resultados gastando menos recursos naturais e financeiros.

Acompanhar as tendências do setor é fundamental para não ficar para trás na corrida do agronegócio. Dessa forma, você conseguirá aplicar as ferramentas mais atuais e que gerem melhores resultados em todo o processo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Fonte: Guia de Investimento

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo