assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Startup gera mapas de pulverização que reduzem em até 65% o uso de herbicidas

E geram economia de R$ 80/ha em cana-de-açúcar

Parceria firmada entre Cromai e Colorado Máquinas fornece a tecnologia a usuários de maquinário John Deere

A startup de agricultura digital Cromai e a Colorado Máquinas, concessionária da John Deere, firmaram parceria inédita que vai disponibilizar tecnologia aos usuários das máquinas com o objetivo de melhorar a gestão de insumos das propriedades rurais. A solução da Cromai gera mapas de pulverização que reduzem em até 65% do uso de herbicidas e proporcionam uma economia de cerca de R$ 80/ha em cana-de-açúcar.

Segundo Thalles Linhares, head de negócios da Cromai, todos os produtores que comprarem seus equipamentos na Colorado, que fica em Ribeirão Preto (SP), terrão uma bonificação para utilizar a solução da startup. “Teremos cerca de 3 milhões de hectares para desenvolver essa parceria, que surgiu durante um processo de aceleração promovido pelo hub AgTech Garage.”

A tecnologia consiste em imageamento das áreas plantadas com drones para a identificação das áreas infestadas. Na sequência, as imagens são processadas e interpretadas para geração de mapas de infestação geolocalizada. “O resultado é entregue em grupos de daninhas (folha larga e folha estreita), visando um melhor direcionamento do manejo na etapa operacional”, explica Linhares.

Na fase final, o manejo é realizado de acordo com os mapas gerados e implementados em estruturas de pulverização terrestre ou aérea. Além de controlar as plantas invasoras é possível comprovar a otimização dos processos, economia de defensivos agrícolas e viabilidade de implementação da ferramenta por meio do cálculo de retorno sobre investimento.

Para a Colorado, o objetivo da parceria é fidelizar os clientes por meio das soluções agronômicas fomentadas pela Cromai, que proporcionam também um melhor desempenho das maquinas, principalmente os pulverizadores John Deere, fazendo com que o cliente utilize todos os recursos tecnológicos embarcados. “Nosso desejo é rentabilizar o produtor  com o mapeamento das zonas infestadas com as plantas daninhas e os recursos tecnológicos embarcados  para proporcionar uma aplicação de forma totalmente automatizada nas áreas identificadas. Ação que contribuirá com o melhor controle das plantas invasoras e redução do investimento com os insumos agrícolas”, explica o engenheiro agrônomo e gerente de soluções de agricultura de precisão da Colorado, Roger Henrique Cerqueira Abud.

Abud explica que a Cromai foi escolhida pelo comprometimento e aspectos positivos reportados pelos clientes, além do grande potencial das soluções ofertadas pela startup.

Fonte: Ello Agronegócio

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo