assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Soja: 6 dicas imperdíveis para uma eficaz implantação de lavoura

As orientações podem potencializar seu ganho de produtividade nesta safra

A produtividade de uma cultura é definida pela interação entre o genótipo da planta e o ambiente de produção. Durante o ciclo da cultura da soja, a planta permanece exposta a muitos fatores externos que podem favorecer ou prejudicar a produção final.

Portanto, altos rendimentos só são obtidos quando as condições ambientais são favoráveis em todos os estádios de crescimento da espécie. Para isso, sem sombra de dúvida, o sucesso de implantação da cultura da soja passa, inicialmente, pela sensata escolha das cultivares ponderando suas características, como adaptação à região em que vai ser conduzido, o potencial de rendimento e, principalmente, a resistência às doenças.

Muitos produtores já sabem que a cultivar é responsável por cerca de 50% do rendimento final da lavoura. Talvez, uma informação que poucos tenham é como identificar e escolher a melhor semente. Além disso, outros aspectos simples também fazem diferença no resultado final.

O engenheiro agrônomo da Sementes Jotabasso, Winicius Menegaz, dá algumas dicas para que o produtor efetue uma boa implantação de lavoura.

1 – Procedência da semente: Prefira uma empresa de confiança, que possua laboratório credenciado e equipe qualificada para o devido controle de qualidade, e que respalde os índices de germinação e vigor, dando suporte ao cliente com uma assistência técnica direcionada a cada condição de solo e clima.

2 – A melhor variedade: A escolha da variedade pode fazer toda diferença. É fundamental que a cultivar não somente seja adaptada à sua região, mas também que este material seja o mais responsivo em sua condição de solo, época de plantio, e principalmente em sua condição interna de investimento e tecnologia. Igualmente, é imprescindível que o produtor siga as orientações de estande adequado para cada situação em sua área.

3 – TSI: É importante identificar se o fornecedor de sementes utiliza o Tratamento de Sementes Industrial (TSI), procedimento que fornece com precisão a dosagem adequada de cada produto por unidade de semente, contribuindo assim para implantação de um estande ideal para cada material.

4 – Velocidade de plantio: Respeite a velocidade de plantio não excedendo os limites de cada marca de semeadora, em função de cada regulagem, diminuindo a ocorrência de falhas, duplas ou triplas, que acarretam prejuízos a produtividade.

5 – Clima: O acompanhamento do acúmulo pluviométrico de cada campo é muito importante, aliado às previsões de chuva para cada região, visando a assertividade do plantio em condições de umidade de solo adequada para emergência das sementes.

6 – Palhada: É de extrema importância que o início do plantio ocorra em áreas que possuam uma boa palhada sobre o solo. Esta condição propicia a manutenção hídrica do solo, dando segurança ao agricultor no estabelecimento adequado da lavoura.

Fonte: Sementes Jotabasso

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo