assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Software de gestão de fazendas também indica plantabilidade ideal para desenvolvimento dos cultivos

A plantabilidade é a distribuição uniforme de sementes ao longo do sulco de semeadura com a quantidade e a profundidade ideais. Para tanto, é indicado chegar ao melhor espaçamento possível entre as sementes para evitar duplas e falhas, e assim garantir o bom desenvolvimento e a produtividade dos cultivos. O Farmbox, software de gestão de fazendas, apresenta os dados de forma clara para ajudar o produtor a atingir melhor plantabilidade indicada para cada região, cultura e variedade.

Trata-se de uma plataforma completa de gestão, que compila dados e informações de campo, além da plantabilidade, como: estoques de insumos; mapas de infestação de pragas; frequência de monitoramento de cada talhão; agenda de aplicações; pluviometria; previsão de colheita e de custos de produção, de produtividade e rentabilidade total ou por talhão, entre outros, para o planejamento completo de cada safra e a melhor tomada de decisão do produtor.

Segundo o CEO da Checkplant/Farmbox, André Cantarelli, a melhor plantabilidade, no caso da soja, pode aumentar a produção em cerca de cinco sacas por hectare, dependendo das condições locais e do manejo adequado. “A semeadura é uma das fases que pode impactar significativamente os custos de produção, já que o custo das sementes representa em média 12% a 18% do total, dependo da cultura e da tecnologia inserida na semente.”

De acordo com o artigo publicado na Revista Pesquisa Agropecuária Brasileira, intitulado Espaçamento, densidade e uniformidade de semeadura na produtividade e características agronômicas da soja, a produtividade da soja aumenta com a redução do espaçamento entre linhas aliado à menor densidade de plantas, proporcionando uma melhor distribuição na área e permitindo um maior fechamento entre linhas e, portanto, melhor controle de plantas daninhas. Nas menores densidades, as plantas são mais baixas, acamam menos, e apresentam maior porcentagem de sobrevivência.

Cantarelli explica que o gestor da fazenda tem no Farmbox um acompanhamento completo da semeadura e plantabilidade. “É possível avaliar no aplicativo o histórico do plantio e gerar cálculos para um coeficiente de variação uniforme. O produtor também consegue acompanhar o trabalho das máquinas e traçar um objetivo de acordo com o número de plantas por hectare, assegurando a qualidade do plantio e a produtividade de cada talhão.”

Fonte:  Ello agronegócio

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo