assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Sistema natural faz plantas crescerem menos no calor

As plantas desenvolveram um sistema complexo que, quando exposto a ambientes extremos, como altas temperaturas, sua energia é desviada para a sobrevivência, em vez de ser usada para o crescimento. Cientistas japoneses do Instituto Nara de Ciência e Tecnologia (naist, por sua sigla em japonês) descobriram que dois fatores de transcrição, ANAC044 e ANACO85 são vitais nesse mecanismo em Arabidopsis e isso fornece pistas sobre como modular o crescimento das culturas agrícolas importante.

Os pesquisadores descobriram que ANAC044 e ANAC085 são essenciais para o atraso do crescimento da raiz e da morte das células-tronco, mas não para o reparo do DNA. Especificamente, ANAC044 e ANAC085 foram responsáveis por impedir que o ciclo celular passasse da fase G2 para a mitose em resposta a danos no DNA. Isto implica que ANAC044 e ANAC085 servem como guardiões na progressão da fase G2 no ciclo celular sob condições de estresse abiótico.

O estudo mostra um novo mecanismo que otimiza o crescimento de órgãos sob condições estressantes. Portanto, os pesquisadores recomendam que outros cientistas considerem o ANAC044 e o ANAC085 para aumentar a produtividade da planta. Com isso, eles afirmam que esses fatores podem fazer com que as plantas sejam muito mais fortes nos ambientes quentes, fazendo com que elas cresçam e produzam mais.

De acordo com os cientistas responsáveis pelo estudo, a descoberta parece simples, mas tem uma grande significação dentro da comunidade dos pesquisadores, já que podem representar um ponto de partida bastante evidente para novas pesuisas.

Por: AGROLINK –Leonardo Gottems

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo