assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Semioquímico é aprovado para produção orgânica

O semioquímico Apis Bloom, da ISCA Technologies, foi incluído esta semana pela Driscoll’s na lista de produtos que seus produtores associados podem usar dentro do sistema orgânico. Trata-se de um produto que atrai abelhas (Apis mellifera) para forragear flores, evitando a dispersão para locais vizinhos aos pomares, melhorando a distribuição dos insetos dentro da área aplicada e aumentando a qualidade da polinização.

De acordo com a fabricante, essa foi uma primeira e significativa conquista para poder classificar seus produtos com selos orgânicos. A formulação de Apis Bloom orgânica atende a todas as especificações federais do governo dos Estados Unidos, capacitando o semioquímico para receber o selo da OMRI (Organic Materials Review Institute).

“A Driscoll’s é líder no mercado global de frutas vermelhas, tem a produção orgânica como um de seus fundamentos. Para nós da ISCA é uma importante conquista que a Driscool’s coloque nosso produto Apis Bloom na sua lista de insumos orgânicos”, comemora o cofundador e diretor da empresa, Leandro Mafra.

“Ganhamos de uma forma imediata, pois agora produtores ligados a Driscoll’s – de diferentes partes do mundo – irão considerar comprar nossos produtos para melhorar sua produção. Mas ganhamos também porque é a pedra inicial, a base de um caminho que estamos convictos a trilhar. Iremos habilitar uma linha de produtos orgânicos ISCA para suprir o mercado de orgânicos globalmente”, projeta.

APIS BLOOM

Ao estimular a concentração da atividade dos insetos nos locais próximos aos pontos de APIS BLOOM, é possível aumentar a frequência das visitas das abelhas às flores presentes nas plantações e pomares. Isso aumenta a chance de polinização, e consequentemente os índices de pegamento e qualidade de frutos.

“O Apis Bloom é indicado para culturas que dependem de abelhas Apis mellifera para polinização e que tenham histórico de baixa frutificação efetiva. Nas culturas que dependem de polinização cruzada, é fundamental respeitar a densidade mínima de plantas polinizadoras recomendadas”, aponta a ISCA.

O produto exala um cheiro característico e atrativo para abelhas quando estão em busca de sítios propícios para o forrageamento. O sinal emitido pelo produto modifica o comportamento das abelhas, que passam a entender que nos pontos aplicados com Apis Bloom estão as flores mais atrativas e ricas de substâncias nutritivas, como néctar e pólen. Não usa atrativos alimentares, e é seletivo para abelhas, não alterando o comportamento de outras espécies.

A Driscoll’s lidera o mercado global de morangos frescos, mirtilos, framboesas e amoras. Com mais de 100 anos de herança agrícola e centenas de produtores independentes em todo o mundo, as variedades de baga patenteadas exclusivas da Driscoll’s são desenvolvidas através de anos de pesquisa usando apenas métodos naturais de reprodução.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo