assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Plataforma colaborativa vai compartilhar informações agrícolas

Todos os anos, aponta o Registro Nacional de Cultivares, são lançadas no mercado brasileiro mais de 150 cultivares de soja e 350 de milho. Isso torna a escolha da melhor cultivar, por parte do agricultor, uma experiência difícil e com baixo índice de acerto. Ótimas cultivares são “jogadas fora” ou utilizadas de forma inadequada porque a escolha e o posicionamento ainda são feitos de forma analógica. Por isso, o Grupo ATTO lançou a PlantUP, plataforma digital colaborativa de compartilhamento de informações agrícolas para auxiliar o agricultor nas tomadas de decisão e aumentar sua competitividade. Atualmente, a ferramenta conta com mais de 5,5 milhões de hectares de soja cadastrados e, agora, dá início ao cadastramento de milho e algodão.

Pelo meuplantup.com o usuário pode acessar informações consolidadas da sua propriedade e da região, e conhecer indicadores de desempenho e comparativos de produtividade. Assim, pode tomar decisões para a safra seguinte, como escolha da melhor cultivar, população ideal por época de plantio e textura de solo, auxiliando-o a extrair o máximo de produtividade de cada cultivar.

O presidente do Grupo ATTO, Odilio Balbinotti Filho, explica que a tecnologia demonstra de forma simples e prática para o produtor a performance das cultivares a campo, talhão a talhão, o que possibilita identificar o real desempenho nas regiões com o mesmo cenário e desafios que a dele.

“Com PlantUP, é possível o agricultor observar as variedades mais produtivas, conseguindo fazer a melhor seleção das cultivares para sua propriedade. Além disso, na plataforma ele pode visualizar sua posição no ranking de produtividade da sua região e, com isso, poderá avaliar criticamente seu desempenho e até modificar seu manejo”, explica Odilio.

Os dados são baseados em áreas localizadas entre quatro e cinco municípios ao redor da sua propriedade. A plataforma disponibiliza diversos filtros para cruzamento de informações tais como: textura de solo, data de plantio, população, irrigação, dessecação, entre outras.

Respeito ao sigilo

Odilio afirma que a plataforma garante o sigilo do produtor na divulgação dos dados. “Por mais que o usuário tenha informações de determinada região, ele jamais saberá se elas pertencem ao produtor A, B ou C. Conhecerá apenas como aquela área se porta de modo geral”, explica.

A plataforma PlantUP foi desenvolvida para áreas agrícolas de todos os tamanhos e níveis de tecnologia. No site, o usuário pode assistir a um tutorial que explica em detalhes como se cadastrar e os passos para visão dos resultados. Caso necessite de ajuda, um menu com chat está disponível para tirar dúvidas.

Fonte: Agrolink c/Inf. Assessoria

Crédito: Dv

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo