assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Plantas de Cobertura

Primeira cultivar de Crotalária Espectábilis produzida no Brasil estará disponível no mercado em 2023

Desenvolvida em parceria com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), variedadeinédita está em fase de multiplicação na empresa LC Sementes, de Sorriso (MT)

Sucessivos aumentos de produtividade de grãos registrados no Brasil ao longo do tempo passam pela excelência da agricultura praticada pelo agricultor brasileiro e pelas ferramentas tecnológicas disponibilizadas por empresas públicas e privadas. O agricultor sabe que produtividade e sustentabilidade caminham juntos e a diversidade de cultivos é peça fundamental nesse caminho de sucesso. Neste sentido, a empresa LC sementes e o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), depois de longo período de pesquisa, disponibilizam a variedade de Crotalária Espectabilis IAC 201 CS.

Ciclo rápido de 100 dias, boa tolerância à doença septória, bom volume de massa verde e excelente desempenho para o controle de nematóides são algumas das características desta planta de cobertura, a primeira cultivar de Crotalária Espectábilis produzida no Brasil e que estará disponível aos produtores rurais no segundo semestre de 2023.

As plantas de cobertura são matéria-prima utilizada para formar a matéria orgânica que promove a estruturação do solo, aumento de porosidade, a retenção de umidade e permiti a melhor circulação de água, ar e melhor aproveitamento dos nutrientes pelas plantas.

Também são fonte de nutrientes que são liberados através da decomposição promovida pelos organismos do solo. São plantas que apresentam excelência na fixação biológica de nitrogênio, reduzindo a necessidade de aplicação de fertilizantes nitrogenados.

O lançamento ocorreu durante a realização de um Pulse Day, dia de campo promovido nos dias 24 e 25 de maio, durante Agro Brasília (DF), para debate e apresentação de novas cultivares, manejo e mercado de feijões, pulses e plantas de cobertura.

Parceria Público-Privada

O desenvolvimento da IAC 201 CS é resultado de parceria entre o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e a empresa LC Sementes, localizada em Sorriso (MT). De acordo com o CEO da empresa, Leandro Lodea, até o momento não havia sementes de Crotalária Espectábilis disponíveis no mercado brasileiro.

“Além de diversas variedades de feijões, gergelim, amendoins e outros grãos, agora teremos também em nosso portfólio as plantas de cobertura, que é um mercado que a gente está entrando agora. Estamos em fase de multiplicação das sementes de melhor variedades disponibilizadas pelo IAC. O IAC investigou quais variedades teriam viabilidade técnica. Estando pronta a semente, passam para a LC ser o multiplicador”, afirma.

O desenvolvimento da primeira crotalária produzida no Brasil foi uma demanda de entidades como o Conselho Brasileiro de Feijão e Pulses (CBFP), do Instituto Brasileiro do Feijão (Ibrafe), da Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir) e recebeu aportes financeiros de própria LC Sementes.

Segundo Leandro Lodea, instituições como o IAC e a Embrapa costumam ser provocadas pelos produtores de sementes e por entidades do setor a pesquisar a viabilidade de novos materiais que garantam alta produtividade e retorno para os produtores.

“A parceria com as instituições de pesquisa é fundamental. Todo o trabalho de promoção deste produto está sendo feito por nós para oferecer essas sementes aos produtores e empresas empacotadoras”, acrescenta Lodea.

Em fase de multiplicação

A cultivar foi desenvolvida por uma equipe de pesquisadores do IAC. O pesquisador melhorista, Alisson Fernando Chiorato, profissional responsável pelo desenvolvimento da semente, destaca algumas características desta variedade batizada de IAC 201 CS.

“A Crotalária Espectábilis apresenta em torno de 25 toneladas a 30 toneladas de massa verde por hectare, ciclo rápido de 100 dias e boa tolerância à doença septória. É uma planta muito boa para o controle de nematóides e se adapta a qualquer região do Brasil desde que plantada entre novembro e fevereiro, épocas com chuva e calor que propiciam um crescimento adequado”, explica.

Segundo Chiorato, o Ministério da Agricultura começou a fazer gestões junto às empresas para não comercializar variações de espécies, como forma de iniciar o cultivo uma nova cultivar. “É a primeira cultivar de spectabilis do mercado brasileiro”, comemora.

Atualmente as cultivares estão na fase de multiplicação, que consiste em transformar a semente genética recebida do IAC em semente básica. De acordo com o biólogo Amir Werle, a semente tem de chegar viável para o produtor de grãos.

“Fazemos trabalho de pesquisas auxiliando o IAC, montando experimentos. A nossa parte é a pesquisa de produção de sementes, incluindo também ver a época ideal de plantio e aumentando o volume de sementes. Recebe muitas vezes do IAC um volume de 5 quilos de sementes. Depois que a cultivar foi lançada, a gente faz volume de sementes para chegar aos agricultores”, explica Werle.

Principais características:

Ciclo rápido: 100 dias

Massa Verde: 25 a 30 toneladas/hectare

Produtividade: 900 kg/hectare

Resistência à doença septória

Excelente para controle de nematóides

Fonte: Comunicação Social Aprosoja Brasil

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo