assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Planejamento e manejo do solo: passos fundamentais para alta produtividade no campo

Produtores se preparam para a safra 2022/23 e o preparo de solo é um dos principais itens antes do plantio

Os produtores rurais devem finalizar, até o mês de agosto, a colheita da segunda safra de grãos. A estimativa da Conab é que sejam colhidos 272,5 milhões de toneladas em todo o Brasil. Após a conclusão desse ciclo, os produtores já devem iniciar o planejamento para a safra 2022/23 e o preparo de solo é um dos principais passos para o sucesso da lavoura e produtividade no campo.

Esse preparo tem o objetivo de oferecer condições ideais para as culturas alcançarem o máximo potencial produtivo e também resistir melhor às condições climáticas. O mestre em agronomia e gerente comercial da Tratto Agro, Saulo Brockes, explica que conhecer os teores e características do solo é tão fundamental quanto a própria nutrição, pois assim o produtor terá parâmetros para posicionamento do melhor manejo e práticas conservacionistas, visando otimizar o ambiente produtivo.

De acordo com o especialista, a construção da fertilidade do solo pode ser feita por meio das correções, condicionamento e remineralização do perfil explorado pelas plantas. “Isso assegura um melhor ambiente para as raízes, por meio de melhorias da estrutura química, física e biológica do solo e consequentemente gerando resultados positivos nos próximos plantios”, explica.

Preparo de solo com remineralizadores

O especialista pontua que o manejo sustentável com esses insumos influencia diretamente a produtividade e qualidade das culturas, além de reduzir o custo de produção por serem materiais nacionais. “Além de melhorar a rentabilidade com boas produtividades, o preço pode ser agregado devido à melhora na qualidade dos grãos, como no caso do café”, explica ele.

Saulo lembra que uma análise química e física do solo na área a ser plantada, sempre deve ser feita antes de qualquer decisão. “Após as amostragens de solo bem feitas no campo, esse material deve ser enviado ao laboratório para quantificar os teores químicos e sua relação à necessidade da planta, para futuras recomendações de um agrônomo”, diz.

O produtor rural pode preparar o solo por meio de práticas que o auxiliam na lavoura, com materiais e insumos que vão melhorar a sanidade e resistência das plantas, fertilidade do solo e proteção de plantas. Saulo explica que no mercado há boas opções de insumos naturais, como os remineralizadores e condicionadores de solos, fosfatos naturais e inoculação de microorganismos para bioativação da biologia e vida do solo.

Para Hélio Gomes, produtor rural de Bela Vista de Goiás, o preparo de solo é fundamental, pois ajuda a reduzir os erros e otimizar os resultados. Ele lembra que é necessário aplicar as dosagens adequadas para cada condição. “Dentre as opções, podemos citar a calagem, gessagem, rochagem, fosfatagem e remineralização”, conta o produtor rural que sempre faz o preparo de solo em áreas de abertura, nas áreas de segundo ano ou para corrigir alguma necessidade do solo.

O Hélio é adepto dos remineralizadores de solo e costuma usar o Fino de Micaxisto (FMX) para suprir a necessidade de potássio, de acordo com as análises de solo. Outro benefício do FMX é não ter cloro, dessa maneira a tecnologia não causa uma esterilização da microbiologia do solo. “Sem dúvida, tudo isso se converte em mais produtividade no campo”, enfatiza ele.

Fonte: Leydiane Alves

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo