assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Pesquisadores ampliam conhecimentos no comportamento de percevejos

O Workshop sobre uso do EPG em percevejo em laboratório reuniu 15 profissionais do Brasil, Inglaterra e Uruguai, no período de 01 a 04 de abril, na Embrapa Trigo, em Passo Fundo, RS. O objetivo foi aprofundar conhecimentos no uso do EPG – Electrical Penetration Graphic, equipamento que permite acompanhar o comportamento alimentar de insetos sugadores.

Na comunidade científica internacional, o EPG tem sido utilizado para pesquisas com afídeos e cigarrinhas. Os pesquisadores brasileiros assumiram o desafio de trabalhar o EPG com percevejos, insetos que apresentam grande movimentação durante o processo alimentar.

No Instituto Federal Goiano, campus de Urutaí, o equipamento EPG foi adquirido em meados do ano passado com o objetivo inicial de selecionar plantas de arroz resistentes a insetos-pragas. “O workshop nos mostrou o potencial de utilizar o EPG para diversas culturas importantes na região Centro-oeste do País”, contou o pesquisador Flávio Gonçalves de Jesus. Apesar da aparente complexidade na análise e interpretação das informações geradas pelo EPG, o pesquisador André Cirilo Almeida destacou que a ideia é verticalizar o conhecimento adquirido no workshop para estudantes do Instituto em nível técnico, graduação e pós-graduação, como importante ferramenta no mestrado profissional em proteção de plantas.

Os organizadores do workshop, Antônio Ricardo Panizzi e Tiago Lucini avaliaram o treinamento como excelente, em função da troca de conhecimentos e qualidade técnica dos participantes.

Por: EMBRAPA

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo