assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Novo método usa genes da planta para combater pragas

Um matemático da Universidade de Sussex, no Reino Unidos, o dr. Konstantin Blyuss, trabalhando com biólogos da Academia Nacional de Ciências da Ucrânia, desenvolveu uma maneira livre de substâncias químicas para atingir com precisão um verme parasita que destrói as culturas de trigo. Este método inovador de controle de pragas trabalha com genes da própria planta para matar vermes microscópicos específicos, chamados nematóides, sem prejudicar quaisquer outros insetos, aves ou mamíferos.

“Com uma população global crescente precisando ser alimentada, e uma necessidade urgente de mudar de combustíveis fósseis para biocombustíveis, nossa pesquisa é um importante passo em frente”. na busca de proteção ambientalmente segura, que não prejudique as abelhas ou outros insetos”, indicou o pesquisador.

Estima-se que cerca de US$ 130 bilhões em cultivos sejam perdidos todos os anos devido a doenças causadas por nematóides. No entanto, o professor explica que segmentar os nematóides nocivos com pesticidas químicos é problemático porque eles podem causar danos indiscriminados a outros insetos. Isso porque, existem bactérias naturais contidas no solo que podem ajudar a proteger as plantas contra nematóides prejudiciais, mas até agora não houve uma maneira eficaz de aproveitar o poder dessas bactérias para proteger as culturas em grande escala.

“Um nematoide, como todos os outros organismos vivos, requer que algumas proteínas sejam produzidas para sobreviver e produzir descendentes, e a interferência de RNA é um processo que interrompe ou silencia a produção destes”, completa.

A equipe desenvolveu um método para “silenciar” os genes do nematóide prejudicial usando bioestimulantes derivados de bactérias do solo que ocorrem naturalmente. Os bioestimulantes também “desligam” os próprios genes da planta que são afetados pelos nematóides, tornando muito mais difícil para o parasita prejudicar a cultura.

Por: AGROLINK –Leonardo Gottems

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo