assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Novo herbicida promete controle de erva daninha resistente

Pesquisadores da Purdue University, nos Estados Unidos, desenvolveram um composto eficaz para controlar ervas daninhas resistentes que também é seguro para as pessoas e o meio ambiente. Eles também desenvolveram um sistema simples para os agricultores driblarem plantas resistentes a esse novo herbicida.

As culturas geneticamente modificadas (OGM) têm sido desenvolvidas para, entre outras aplicações, permitir um melhor controle de ervas daninhas com herbicidas, mas o uso excessivo tem gerado alguma preocupação acerca do impacto sobre a saúde humana e algumas plantas desenvolveram resistência a herbicidas comuns. De acordo com a Sociedade Americana de Ciência de Ervas Daninhas (WSSA), as perdas com plantas invasoras representam mais de US$ 40 bilhões nos EUA.

“O uso de herbicidas é essencial para a produção agrícola moderna em todo o mundo”, disse Chunhua Zhang, professor assistente de botânica e fitopatologia da Faculdade de Agricultura da Universidade de Purdue. “O herbicida que desenvolvemos pode contribuir para a produção global e segurança alimentar, e espera-se que seja mais seguro para o meio ambiente do que os herbicidas convencionais, devido à sua natureza seletiva”, completa.

O herbicida desenvolvido em questão ataca e mata um amplo espectro de ervas daninhas sem afetar as plantas de culturas agrícolas que têm resistência ao herbicida. “Não há novos herbicidas com novos modelos de ação desenvolvidos há décadas no mercado global de herbicidas. Identificamos uma nova molécula pequena que poderia ser direcionada para o sítio catalítico conservado de uma enzima que é necessária para o crescimento da planta”, comenta.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo