O cultivo de sorgo no Brasil, que tem registrado crescimento expressivo nos últimos anos tanto em área cultivada quanto em importância econômica, enfrenta novos desafios no manejo de plantas daninhas devido à limitada oferta de herbicidas seletivos. A principal alternativa até recentemente era o ingrediente ativo atrazina, conforme explica o engenheiro agrônomo José de Freitas, da área de desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino.
De acordo com o agrônomo, em resposta à carência de soluções adequadas, a Sipcam Nichino lançou o herbicida Click®, desenvolvido especialmente para o sorgo. Introduzido no Brasil há três anos, inicialmente na cultura do milho, o herbicida representa um avanço, resultado de um processo de inovação e investimentos substanciais em pesquisa e desenvolvimento. O produto utiliza a molécula de última geração, a terbutilazina, que promete melhorar o manejo de plantas daninhas no sorgo.
“Acreditamos que, assim como no milho, o Click® revolucionará o controle de invasoras no sorgo, oferecendo eficiência tanto na pré-emergência quanto na pós-emergência”, afirma Freitas. Ele destaca que, durante a fase pré-registro, a terbutilazina demonstrou alta confiabilidade no controle de folhas largas e boa supressão de gramíneas. O herbicida se distingue da atrazina por sua maior estabilidade no solo, mesmo sob condições de alta pluviosidade, e por seu efeito residual prolongado contra as principais daninhas do sorgo. O produto promete manter a lavoura com menor nível de reinfestação, destacando-se como uma nova referência tecnológica para os produtores.
De acordo com Freitas, o defensivo agrícola é superior ao padrão de mercado atual, especialmente no manejo de plantas invasoras como corda-de-viola, picão preto, guanxuma e amendoim-bravo, “mas também como boa supressão para gramíneas em estágios iniciais, como capim-colchão, capim-pé-de-galinha, capim-marmelada, capim-carrapicho. Em formulação moderna, dose bem menor que o padrão atual, com atrazina, e de fácil operação, a terbutilazina permite flexibilidade e pode ser utilizada em associação a outros produtos, elevando o rendimento operacional do sorgo. Click® abre uma nova era entre os herbicidas para esta cultura comercializados no Brasil”, conclui Freitas.
Dados da Kynetec mostram que a área cultivada com sorgo no Brasil cresceu cerca de 30% entre 2021 e 2023. Para o ciclo de 2024, a expectativa é que a área atinja 1,56 milhão de hectares. O sorgo é utilizado como alternativa à soja ou substituto do milho na segunda safra, adaptando-se bem ao clima quente e apresentando boa resistência à seca. É amplamente empregado na alimentação humana, na formulação de ração animal e na produção de biocombustíveis sustentáveis, com variedades voltadas para grãos, sacarino, forrageiro, biomassa e vassoura. Com informações da assessoria.*