assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Metas: como estabelecer e por que acreditar?

A afirmativa torna-se verdade quando compreende o potencial das metas em incrementar ganhos altamente desejáveis no seu negócio. A instituição dela é capaz de transpassar nos diversos setores do agronegócio sejam eles: técnico-produtivo, financeiro e humano.

Quando implementadas de maneira correta, as metas capacitam uma gestão diferenciada de alta performance. Uma gestão bem feita é aquela que pondera os resultados obtidos e propõe soluções para o seu aperfeiçoamento.

Confira agora como potencializar sua gestão por meio da instituição de metas.

METAS NO AMBIENTE EMPRESARIAL

As metas foram fortemente utilizadas no início do séc. XX, as quais apresentavam como enfoque, unicamente, a maximização da produção. Instituir e avaliar apenas a quantidade produzida mostrou-se efetivo naquela época. Porém, é preciso entender quais são suas consequências.

Por exemplo, uma gestão bem-feita busca sempre a melhor alocação de recursos. E, ao avaliar apenas quantidade produzida, ignora-se todos os processos envolvidos até a sua produção. Como você, gestor, irá identificar quais foram os principais recursos que impactam neste resultado?

Estudos voltados à Psicologia Empresarial mostram que, independente do tipo das metas, elas estão fortemente relacionadas ao comportamento humano. Compreender quais são os mecanismos que ativam o engajamento de um colaborador é um dos fatores essenciais para atingir uma meta.

QUAL A FORÇA DAS METAS?

As metas são processos que vão além do desejo de atingir algo. Elas devem ser capazes de direcionar como será cada atividade e quem será encubido de fazê-la.

Por meio dela, assegura-se melhor alinhamento de objetivos do agronegócio, esclarecendo todos os anseios de curto e longo prazo. Logo, as operações passam a apresentar maior qualidade e eficiência dado que, a ocorrência de desentendimentos tendem à redução.

Embora a participação das metas sejam fundamental para uma gestão de alta performance, muitos não enxergam todo seu potencial. E, este cenário tornou-se comum porque recorrentemente elas são empregadas erroneamente

Uma meta bem determinada é aquela capaz de traduzir não somente a tarefa, como também, compreender a importância dela. Para auxiliar o processo de assimilação de um colaborador, a meta deverá ser/ter:

  • Específica
  • Mensurável
  • Atingível
  • Relevante
  • Tempo de entrega.

ESPECÍFICA

Metas genéricas e muito abrangentes não permitem clareza sobre o objetivo. Ao designar uma meta, a mesma deve ser específica o suficiente para compreender: quem estará envolvido; o que deve ser realizado; e porque essa meta é importante.

Outro fator importante é saber nomear quais serão as conquistas no curto ao longo espaço de tempo até atingir a meta em si. Nortear essa linha de tempo auxilia o colaborador a atingir a conquista proposta.

MENSURÁVEL

A mensuração das metas é importantíssima para avaliação do progresso de um colaborador. A computação de resultados auxiliará no feedback, avaliação importante dentro dos recursos humanos, a qual permitirá maior engajamento dos envolvidos.

ATINGÍVEL

Instituir metas “impossíveis” para realidade do momento trazem consequências negativas para o seu negócio. De imediato, ela resultará em frustração frente aos envolvidos no trabalho. A frustração é um fator extremamente negativo e impactará diretamente no comportamento e motivações de um colaborador.

Outro ponto válido de discussão é a posição do gestor perante sua requisição. Designar metas inatingíveis reforça que houve falhas no diagnóstico da realidade do seu empreendimento e suas demandas. Cabe relembrar que, para atingir uma meta, deve-se avaliar quais são seus limites quanto aos recursos disponíveis.

RELEVANTE

Além de comprovar a viabilidade de uma meta, é preciso afirmar se a mesma é relevante para o seu negócio. Entender qual o grau de urgência e retorno sobre essa meta são aspectos que devem ser levados em conta.

Fatores que devem ser levados em conta é o quanto esse resultado impactará no seu negócio. Perguntas quanto “o quanto isso vale a pena?” devem ser acompanhadas de boas respostas.

TEMPO DE ENTREGA

Colaboradores de campo apresentam mais de uma função a campo e saber o prazo de cada meta auxiliará em sua rotina. Metas que apresentam tempo de entrega permitem maior organização e planejamento do colaborador. Visto que, por meio dos prazos, será possível organizar as prioridades de execução de tarefas.

GERINDO RESULTADOS

A gestão de pessoas será fator preponderante para o estabelecimento de metas factíveis ao seu agronegócio. Frente aos pontos de atenção elucidados ao longo texto, devemos também usufruir de outros benefícios.

Por meio das metas, a gestão dos resultados do seu agronegócio passam a ser mais visíveis. Logo, a identificação de pontos de melhoria e de alta performance ficam mais nítidos também.

Uma gestão completa inclui rotinas que envolvem a melhoria contínua dos seus processos. Um bom gerenciamento e análises dos resultados é o que permitirá melhores decisões e planos de ação.

Fonte: Perfarm

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo