Levantamentos começam a ser publicados no mês de junho, com ênfase nos cultivos de soja, cana-de-açúcar, café, milho safrinha e algodão
A consultoria Kynetec, que recentemente adquiriu a Spark Inteligência Estratégica, entrega a partir de junho uma série de estudos ‘FarmTrak’ sobre nutrição de culturas. Além dos cultivos de soja e café, já cobertos por pesquisas da empresa em safras anteriores, serão divulgados dados inéditos no país acerca do comportamento do produtor frente ao manejo nutricional em cana-de-açúcar, milho safrinha e algodão. O FarmTrak Nutrição Soja, em finalização, abre o cronograma de publicação dos levantamentos.
Conforme o coordenador de pesquisas da Kynetec, Giovanni Coser, entre os meses de julho a outubro a consultoria entregará os painéis relacionados às demais culturas investigadas. Exceto o estudo de cana-de-açúcar, referente ao ano fiscal 2022, todos os levantamentos provêm da safra 2022-23. As análises abrangem, sobretudo, segmentos de tratamento de sementes, correção de solo, adubação de base e cobertura, fertilizantes foliares e bioestimulantes.
“A pesquisa traz referências das práticas de manejo relacionadas aos fertilizantes e foca na relevância em valores, volume e potencial de tratamento, para cada segmento estudado”, resume Coser. “Análises complementares, robustas, tratam de modelos de acesso ao mercado, indicadores de adesão a produtos e das tecnologias mais empregadas pelo agricultor”, acrescenta ele.
Coser esclarece ainda que com os novos levantamentos, a Kynetec inicia a construção de um histórico de dados sobre manejo nutricional nos mais importantes cultivos do país. Ele enfatiza também que o desenvolvimento dos painéis em lançamento demandou cerca de 5 mil entrevistas pessoais com produtores nos principais pontos da fronteira agrícola nacional: GO, MT, MS, MG, PR, RS, SP e MAPITOBA, entre outros.
Fonte: Fernanda Campos