assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Gene pode acelerar o crescimento da cana

Um estudo do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) descobriu que um gene chamado ScGAI poderia acelerar o crescimento da cana-de-açúcar. De acordo com a professora Anete Pereira de Souza, do Departamento de Biologia Vegetal do Instituto de Biologia (IB) e responsável por outras pesquisas envolvendo a cana, descobertas desse tipo abrem portas para novas técnicas de melhoramento genético da cana.

“Como não existe ainda o genoma da cana completamente sequenciado, procuramos estratégias que nos possibilitassem conseguir sequências de genes de importância para o melhoramento da planta e, no caso, escolhemos aqueles responsáveis pela produção de açúcar, os mais importantes do ponto de vista econômico”, explica.

Segundo Marcelo Menossi, professor da Unicamp, o desenvolvimento desse gene fez a cana crescer mais rápido do que o normal. Além disso, ele garante que é possível acelerar todos os processos, como amadurecimento e produção de açúcar.

“A cana da qual alteramos a expressão do gene ScGAI se desenvolveu muito mais rapidamente. Isso abre a perspectiva de desenvolver uma variedade de cana-energia que amadureça mais rápido e aumente a produção de biomassa por unidade de tempo”, fala.

No entanto, os testes só foram feitos em laboratório, mas o professor garante que o próximo passo será levar o experimento para o campo. “O próximo passo da pesquisa será a realização de testes de campo para ver se podemos obter os mesmos resultados que tivemos na universidade”, conclui.

Fonte: Agrolink por Leonardo Gottems

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo