assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Fungo protege milho do mercúrio

Metarhizium é um fungo entomopatogênico quase onipresente

A contaminação do solo e da água por mercúrio é uma ameaça global à saúde humana e à produção agrícola, mas um fungo do solo pode realizar uma desintoxicação de qualidade. Um pesquisador da Universidade de Maryland e colegas descobriram que o fungo  Metarhizium robertsii  remove o mercúrio do solo ao redor das raízes das plantas e da água doce e salgada. Os cientistas também modificaram geneticamente o cogumelo para aumentar sua ação desintoxicante contra o mercúrio.

“Nosso estudo mostrou que o metarhizium interfere na absorção de mercúrio pelas plantas. Embora a planta de milho tenha sido plantada em solo contaminado, desenvolveu-se normalmente e era comestível. Além disso, o fungo pode remover o mercúrio tanto da água doce quanto da água salgada”, disse Raymond St. Leger, professor de entomologia da Universidade de Maryland.

Metarhizium  é um fungo entomopatogênico quase onipresente, e trabalhos anteriores do laboratório de Saint-Leger mostraram que ele coloniza raízes de plantas e as protege de insetos herbívoros. Os cientistas sabem que o  Metarhizium  é um dos poucos organismos vivos que sobrevivem no solo das nascentes de mercúrio. Mas ninguém determinou previamente o que causa a sobrevivência e se isso tem algum significado para as plantas parceiras com as quais o fungo entra em uma relação simbiótica.

A equipe de Saint Leger sequenciou o  genoma do Metarhizium  e identificou dois genes muito semelhantes aos genes presentes em bactérias conhecidas por desintoxicar ou biorremediar o mercúrio. Nesse trabalho, os cientistas realizaram uma série de experimentos de laboratório e constataram que o milho inoculado com   Metarhizium  crescia igualmente bem, quer fosse plantado em solo limpo, quer em solo saturado de mercúrio. Além disso, nenhum mercúrio foi encontrado nos tecidos vegetais do milho cultivado em solo contaminado.

Fonte: AgroLink – Leonardo Gottems

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo