assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Fungicida age com eficácia sobre três doenças com relevância econômica do feijoeiro

Tratamento baseado em tecnologia multiculturas entrega bons resultados ao produtor, frente à incidência de antracnose, ferrugem e mancha-angular

Três doenças que não controladas transferem perdas de rendimento entre 70% e 100% às lavouras de feijão, estão no alvo do novo fungicida multiculturas de marca Vitene®. Resultante do fortalecimento do portfólio de soluções da Sipcam Nichino Brasil, o fungicida chegou ao mercado no final do ano passado e demonstra eficácia e relação custo-benefício favorável no manejo de antracnose (Colletrotrichum lindemuthianum), ferrugem (Uromyces appendiculatus) e mancha-angular (Phaeoisariopsis griseola).

De acordo com o engenheiro agrônomo José de Freitas, da área de desenvolvimento de mercado da companhia de origem ítalo-japonesa, a recomendação ao produtor é iniciar as aplicações do fungicida preventivamente, na fase vegetativa, antes do florescimento do feijão. “Obtivemos resultados favoráveis ao começar a aplicar o produto próximo aos trinta dias após a emergência da planta”, resume Freitas.

Conforme o agrônomo, a companhia também recomenda ao produtor não perder de vista a necessidade de realizar o chamado manejo anti-resistência de doenças do feijoeiro. “Os dados mais significativos de controle dessas três doenças foram decorrentes de aplicações de Vitene® em rotação ou associação com fungicidas com diferentes modos de ação, como os ‘multissítios’”, acrescenta Freitas.

Ele assinala que na etapa pré-lançamento, o novo fungicida passou por mais de 50 experimentos a campo, nas culturas para as quais conta com registro (algodão, milho, feijão, batata, berinjela, beterraba, cebola, cevada, citros, girassol, goiaba, mamão, manga, melancia, melão, morango, pepino, pimentão, soja, tomate e trigo).

Segundo a equipe técnica da Sipcam Nichino, Vitene® é descrito como um fungicida sistêmico do grupo das estrobirolinas e dos triazois, com penetração, distribuição e efeito rápidos (ação translaminar). Seus ingredientes ativos são a azoxistrobina e o difenoconazol. “Além da eficácia sobre alvos e culturas para os quais tem registro, Vitene® se destaca pela alta seletividade e ausência de fitotoxicidade, um aspecto importante, sobretudo, no feijão e na hortifruticultura.”

Ainda conforme o agrônomo José de Freitas, o portfólio da Sipcam Nichino para o feijoeiro brasileiro é formado por mais de 20 soluções, incluindo fungicidas, herbicidas e inseticidas e também um indutor de resistência à base de fosfito de potássio (Nutex® Premium).

Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.

Fonte: Bureau de Ideias

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo