assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Fazenda em Rio Verde investe em bioinsumos e biofábricas para aumentar produtividade

A demanda por insumos biológicos, ou bioinsumos, tem crescido no Brasil seguindo uma tendência mundial. E com novos programas governamentais esse crescimento pode ser ainda maior.

Na Fazenda Brasilândia em Rio Verde, Marion e Paulo Kompier trabalham a multiplicação de microrganismos com compostagem, adubação organomineral e a técnica Soil Food Web indicada para regeneração rápida do solo através da restauração da cadeia alimentar.

A aplicação das técnicas aconteceu depois de muita pesquisa, cursos, eventos especializados e acompanhamento do consultor. No momento, os proprietários da Fazenda Brasilândia estão na quarta safra, colhendo resultados positivos e com a vantagem da diminuição de químicos, fungicidas e inseticidas nas plantações.

Na área que antes era destinada à pecuária, agora é o pátio de compostagem na fazenda. Com ingredientes específicos, a receita utilizada é composta por 57% de lenhoso como folhas secas e serapilheira, 30% de verde com capim triturado, 10% de nitrogênio do esterco equino ou bovino e 3% de pó de rocha. O que no início era só um teste, hoje é responsável por produzir toda compostagem utilizada em mais de 1600 hectares na propriedade, com o benefício de manter a produção e melhora do solo a cada ciclo de safra.

Outra tendência que trouxe mais rentabilidade para os produtores foram as biofábricas. Na fazenda Brasilândia o sistema ainda é simples, mas eficiente, exclusivo e personalizado, baseado na realidade da lavoura com as amostras coletadas. Nas biofábricas a produção vai de bactérias passando por fungos e chegando aos vírus, para controle eficaz de pragas nas lavouras.

No último ano o mercado de bioinsumos movimentou quase 2 bilhões de reais. Os pesticidas biológicos e bioinoculantes registraram um crescimento de 37% na comparação com 2019. Mas esse crescimento ainda pode aumentar. Desde 2020 o governo federal, através do MAPA em parceira com a Embrapa trabalham juntos na criação programas e políticas públicas que incentivam a produção de biológicos.

Seguindo o mesmo objetivo, o estado de Goiás foi o pioneiro, ao criar em maio de 2021, a lei que institui o Programa Estadual de Bioinsumos com o objetivo de fomentar a utilização de bioinsumos e sistemas de produção sustentáveis através de pesquisa, tecnologias, ações educativas que promovam a qualificação e conscientização.

Sucesso no Campo por: Wéllida Karla e Jade Oliveira

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo