assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Estratégias e vantagens na utilização de adjuvantes surfactantes

Ana Flávia Villa — Engenheira química, Especialista em Tecnologia de Aplicação/VITTIA

Maickon Balator – Engenheiro agrônomo, Gerente em Tecnologia de Aplicação/VITTIA

No cenário atual da agricultura brasileira, é muito importante o conhecimento de técnicas para aplicar o produto biologicamente ativo no momento certo, com menor custo e impacto ambiental. Diante desse contexto, os adjuvantes agrícolas possuem um papel fundamental para reduzir as perdas e melhorar a funcionalidade dos defensivos agrícolas e fertilizantes foliares.

Por definição, adjuvante pode ser classificado como qualquer composto sem propriedade fitossanitária, exceto a água, que é acrescido numa preparação de defensivo agrícola para facilitar a aplicação, aumentar a eficiência ou diminuir riscos (KISSMANN, 1998).

Na prática, eles constituem uma importante classe de produtos químicos que melhoram a performance das pulverizações com os defensivos agrícolas e fertilizantes foliares.

BENEFÍCIOS

• Interferem nas propriedades químicas e físicas da calda de pulverização, facilitando a aplicação, melhorando a eficácia dos produtos fitossanitários e fertilizantes foliares e reduzindo os efeitos negativos que interferem nas aplicações;

• Reduzem as perdas das pulverizações por deriva e evaporação devido à redução na formação de gotas muito finas e na homogeneização do espectro de gotas;

• Permitem rápida absorção dos produtos, com menores perdas ocasionadas pelas chuvas após a aplicação;

• Permitem que superfícies hidrorrepelentes, como folhas ou frutos com cerosidade, corpos ou coberturas cerosas de pragas, sejam molhadas pela calda de pulverização (efeito molhante);

• A calda de pulverização aplicada distribui-se e adere melhor, cobrindo a superfície pulverizada de modo uniforme. O efeito espalhante e aderente é extremamente importante para os produtos com ação de contato, por exemplo os fungicidas multissítios;

• Em superfícies pilosas, a calda de pulverização penetra com maior efetividade atingindo a cutícula.

Os adjuvantes são classificados em dois grupos: potencializadores e utilitários.

Os adjuvantes podem ser multifuncionais, ou seja, podem exercer duas ou mais funções. Entretanto, é impossível ser eficiente em todas as características mencionadas na figura abaixo. Portanto, é de suma importância o posicionamento correto dos adjuvantes com o intuito de atender as demandas das propriedades agrícolas.

Os Adjuvantes Premium são produtos com formulações diferenciadas melhorando a performance das pulverizações foliares com os defensivos agrícolas e fertilizantes foliares, tornando-as muito mais eficiente.

São produtos formulados com matérias primas de última geração, proporcionando uma melhora significativa na eficiência agronômica das pulverizações.

Adjuvantes Vittia

A Vittia possui um portfólio com 6 Adjuvantes Premium, denominado linha Active, composto por produtos que garantem ao produtor rural as melhores opções para ser mais assertivo em cada pulverização.

Além disso, acaba de lançar no mercado um novo adjuvante para auxiliar o produtor rural a alcançar mais eficiência em suas pulverizações. Trata-se do Auranttia®, recomendado para caldas de pulverização de defensivos agrícolas e fertilizantes foliares.

A utilização do Auranttia® é uma alternativa de alta tecnologia, pois a performance de espalhamento/molhamento dada pela redução da tensão superficial auxilia na melhor cobertura da superfície foliar, potencializando a penetração de defensivos químicos e biológicos e de fertilizantes.

Fonte: Ludymila Marques

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo