assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Ervas daninhas comuns ajudam segurança alimentar

Pesquisadores australianos descobriram que ervas daninhas podem conter o segredo para aumentar a produção de cereais e ajudar a alimentar o mundo com temperaturas extremas crescentes e uma população de quase 10 bilhões de pessoas até 2050. As descobertas, publicadas na Nature Plants, mostram o potencial de melhorar a produção agrícola de alimentos básicos, como trigo e arroz, através do transplante de enzimas da erva daninha.

A pesquisa foi conduzida por membros do Centro de Excelência em Fotossíntese Translacional da ARC, da Escola de Biologia da ANU e do Instituto de Meio Ambiente Hawkesbury da Universidade de Western Sydney. “As ervas contêm uma enzima que captura o dióxido de carbono da atmosfera com mais eficiência do que outras plantas nas condições climáticas extremas previstas nas próximas décadas”, disse o pesquisador principal Dr. Robert Sharwood.

A descoberta é um avanço significativo na busca de usar a diversidade genética natural das pastagens para aumentar o rendimento das culturas em resposta a preocupações de que as melhorias na produtividade global das culturas estagnaram. Os pesquisadores se concentraram na enzima Rubisco, que captura o dióxido de carbono do ar para iniciar a produção de açúcares que as plantas precisam para crescer.

“Estamos muito empolgados em descobrir uma variabilidade considerável na eficiência de diferentes ervas do pânico para converter dióxido de carbono em carboidratos em uma ampla faixa de temperaturas”, disse o professor associado Oula Ghannoum, da Universidade de Western Sydney.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems

Crédito: DP Pixabay

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo