assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Em Jataí, lixo pode ser transformado em adubo ou fertilizante para a agricultura

No inicio do mês a Secretaria de Meio Ambiente se reuniu com cientistas da Indonésia e representantes da Solubio para conhecer um projeto capaz de transformar lixo orgânico, papel, vidro e plástico, em carbono. O processo é feito com uma máquina que usa radiação térmica para três produções distintas: O carbono, que pode ser usado no melhoramento do solo para agricultura; um biodesinfetante líquido, também indicado para ser usado em lavouras e; Um detergente líquido, que pode ser usado no meio doméstico.

Este projeto começou a ser desenvolvido há cerca de 4 anos pelo pesquisador Ishenny Noor. Ganhou tanta notoriedade que foi selecionado entre os 10 finalistas de um programa das Nações Unidas, Accelerate 2030, que aconteceu em setembro do ano passado, em Genebra, na Suiça. Foi neste evento que Maurício Schneider e Alber Guedes, da Solubio, decidiram convidar o pesquisador para apresentar a ideia no Brasil.

Atualmente o aterro sanitário de Jataí recebe cerca de 90 toneladas de lixo por mês. A Secretaria de Meio Ambiente estuda a possibilidade de instalar um projeto piloto com a tecnologia indonésia, que seria, inicialmente, capaz de transformar apenas uma pequena parcela dos resíduos em produtos de carbono. Para ganhar força, o projeto precisa atrair agricultores interessados em aplicar estes produtos na plantação.

Fonte: A Redação Sucesso no Campo

Crédito: Suca

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo