assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Drones e helicópteros são realidade para aplicar defensivos

“Nós trabalhamos com áreas grandes, então com o sobrevoo fica mais fácil de detectar alguma mancha”

O uso de tecnologias como drones e helicópteros já são realidade na aplicação de defensivos agrícolas. De acordo com o agrônomo Mikael Rodrigues, produtores do estado do Mato Grosso conseguem reduzir o uso de defensivos agrícolas em até 70% usando principalmente os drones na pulverização.

Segundo ele, a utilização dessas tecnologias possibilita que os agricultores consigam buscar outras alternativas que consigam facilitar a aplicação de defensivos em dias chuvosos ou de seca. “Eles ajudam esses produtores a lidarem com a meteorologia, em dias nublados e a direção do vento também”, comenta.

Já o técnico agrícola Gilvan Froes, explica que na fazenda onde ele trabalha os funcionários utilizam os drones para procurar novas pragas na lavoura. “Nós trabalhamos com áreas grandes, então com o sobrevoo fica mais fácil de detectar alguma mancha”, afirma.

No caso do helicóptero, o engenheiro agrônomo, mestre e doutor em tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários Henrique Campos, consultor da Sabri – Sabedoria Agrícola, explica que ele pode ser utilizado para substituir o avião em situações específicas. Nesse cenário, ele pode ser um novo aliado para os pecuaristas.

“Eu realmente fiquei surpreso. Sempre fiz trabalhos com aviões e a gente foi avaliar agora um helicóptero para a gente posicionar ele nas aplicações de herbicidas em pastagens. E do ponto de vista de segurança, como tamanho de gota para evitar a deriva, qualidade da deposição, eu fiquei surpreso. E também a facilidade para se utilizar o helicóptero em áreas onde o pecuarista não tem estrutura, como, por exemplo, uma pista. Perto do próprio caminhão abastecedor ele já pousa e isso facilita muito, junto com os ganhos em qualidade”, conclui.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo