assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Desenvolvimento de plantas depende de produção de hormônios

Um estudo realizado recentemente pela North Carolina State University indicou que o desenvolvimento das plantas depende diretamente da produção local de hormônios. De acordo com Javier Ceras, pesquisador de pós-doutorado no estado de Carolina do Norte e autor do estudo, as raízes ficam fortalecidas com a produção do hormônio vegetal auxina.

“Sabíamos como auxina é transportado dentro da planta e como as plantas respondem a auxina, mas, surpreendentemente, até recentemente, não sabíamos como e onde auxina é produzida na planta”, explica.

O estudo esclarece a importância de quando e onde o hormônio é produzido e explora a interação entre a síntese de auxina e o transporte que a move através da planta. Especificamente, a pesquisa mostra que a produção local de auxina é necessária para manter as plantas saudáveis.

Isso significa que se o processo de produção e transporte da auxina não ocorrer de forma natural e fluida, as raízes da planta podem se degenerar, assim como as flores podem crescer estéreis. “Isso levou à questão de quão importante é a produção local de auxina na raiz, ou seja, a auxina que se move de uma célula da raiz para outra em vez de ser transportada da parte aérea, para o desenvolvimento da planta”, comenta.

Segundo José Alonso, professor de biologia vegetal e micróbios e autor do estudo, a pesquisa colabora para o desenvolvimento de alternativas que tornam as plantas mais produtivas. “A mensagem deste estudo é que a produção local de auxinas e o transporte trabalham juntos para manter as plantas saudáveis. Por meio dessa ação cooperativa, as plantas podem manter nichos robustos de células-tronco e, portanto, podem sobreviver e crescer mesmo em condições difíceis”, conclui.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo