assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Descoberta nova via de soja que responde a micróbios

Os patologistas de plantas da Universidade de Kentucky, Aardra Kachroo e Pradeep Kachroo, descobriram um novo caminho que ajuda a soja a combater doenças. Nessa linha, outros pesquisadores, dessa vez da Faculdade de Agricultura, Alimentos e Meio Ambiente do Reino Unido descobriram que o caminho permite que a leguminosa lute contra patógenos de doenças que tentam infectar as partes acima da superfície da planta e afastar as cepas bacterianas que fixam nitrogênio na raiz.

“Em resumo, é como um esquema de dois por um. A planta gasta energia produzindo esse metabólito que pode otimizar quais micróbios conseguem formar relações simbióticas com a planta”, disse Aardra Kachroo. “O conhecimento de que tais mecanismos de sinalização existem é fundamental para o desenvolvimento de produtos agrícolas que podem melhorar a resistência a doenças sem afetar negativamente a planta. O trabalho também tem implicações para a fixação melhorada de nitrogênio nas plantas”, completa.

Interações incompatíveis entre bactérias fixadoras de nitrogênio nas raízes das plantas ativam o caminho. Quando bactérias indesejáveis, fixadoras de nitrogênio, tentam entrar na planta, um sinal desconhecido abre o caminho. Esse sinal percorre a planta e promove a produção do metabólito glicerol-3-fosfato nas folhas. A produção de glicerol-3-fosfato ativa as defesas das plantas contra patógenos no ar. O metabólito gerado pelas folhas viaja de volta para a raiz, impedindo que bactérias ineficientes fixadoras de nitrogênio entrem na planta.

Os laboratórios da Kachroo estudam o glicerol-3-fosfato há muitos anos. Em 2011, eles o identificaram como um importante regulador móvel da resistência adquirida sistêmica, uma forma de imunidade altamente desejável que protege toda a planta contra uma ampla gama de patógenos.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems

Crédito: DP Pixabay

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo