assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Desalojantes podem elevar em até 40% eficiência dos inseticidas

Insetos, ácaros e pragas como percevejos, cigarrinhas e lagartas têm uma movimentação natural de defesa nas lavouras, eles buscam ficar mais “escondidos” embaixo das folhas e das estruturas das culturas e ainda na própria palhada, utilizada para o sistema de plantio direto. Este cenário acaba por gerar um problema na hora da aplicação dos insumos de controle a esses invasores, comprometendo muitas vezes, de 30% a 40% a eficácia dos produtos, já que a quantidade de inseticida não atinge 100% o alvo, e acaba sendo menor do que o desejável.

Para ajudar o produtor rural a enfrentar a situação, existem hoje no mercado tecnologias modernas como os adjuvantes desalojantes, que possuem efeito repelência e fumegação que fazem com que uma maior movimentação da praga. “Dessa maneira os desalojantes tornam-se uma importante ferramenta de manejo, até do Manejo Integrado de Pragas (MIP). Como é o caso do produto Upside, desenvolvido por nós, e que ao ser acrescido a calda com inseticidas promove uma ação de fumegação com gás denso, faz com que as pragas e insetos se movimentem de uma maneira mais rápida e assim fiquem mais expostas”, explica, Alexandre Gazoni, engenheiro agrônomo e diretor comercial da Sell Agro.

A solução, após aplicada na lavoura, faz com que os insetos deixem seus esconderijos e entrem em contato com os inseticidas aplicados. O especialista destaca ainda que, no caso do Upside, há em sua composição elementos que causam irritação dérmica e olfativa, ocasionando uma irritabilidade no inseto, fazendo com que o mesmo aumente significativamente sua movimentação e se exponha mais aos agentes aplicados, resultando em maiores índices de contaminação. Ele reforça que o efeito de fumegação do produto pode durar até 72 horas. “Isso eleva consideravelmente o período de ação dos inseticidas”, reforça Gazoni.

Esta é uma importante ferramenta para otimizar as aplicações e também economizar com os produtos. “Dessa maneira, o produtor não tem desperdício nem aumento de doses desnecessárias, otimizando a eficácia do manejo e, de quebra, economizando”, pontua o especialista. O produto é compatível também com bioinsumos.

Arma para os percevejos na soja

Os sugadores estão presentes nas lavouras de soja desde o período vegetativo e se estendem até o final do reprodutivo, incluindo o Percevejo-marrom (Euschistus heros). Essas pragas chegam a causar danos de mais de 30% de perdas se não realizado o controle de maneira correta. Esse manejo ineficaz ou pouco assertivo, inclui a limitação de inseticidas com diferentes mecanismos de ação. Para comprovar a eficácia do adjuvante desalojante Upside, a Sell Agro realizou um estudo em parceria com o Centro de Pesquisa Agropecuária, em Cerejeiras, Rondônia. Na avaliação para nível de controle de ninfas do percevejo, houve incremento significante na eficiência dos inseticidas testados, quando comparado a testemunha.

Fonte: Kassiana Bonissoni

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo