assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Culturas do futuro produzirão os próprios pesticidas

Uma equipe de cientistas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) está tentando projetar culturas que matam ervas daninhas exalando um herbicida natural de suas raízes. Isso porque Scott Baerson, um biólogo molecular do USDA, identificou os genes que permitem ao sorgo produzir um herbicida natural chamado sorgoleona.

“É uma coisa complicada, porque estamos tentando fazer com que as plantas produzam algo venenoso e provavelmente até venenoso para elas”, disse Scott Baerson, biólogo molecular em Oxford, Mississippi. “Este não é um projeto simples. Não será um ‘gene pop’ e eureka”, completou.

Baerson trabalha na unidade de Pesquisa de Utilização de Produtos Naturais do USDA, um grupo de cerca de 15 cientistas estudando ferramentas de gerenciamento de pragas que são menos tóxicas e ambientalmente benignas. Desde 2000, Baerson estuda a sorgoleona, um herbicida natural liberado no solo pelas raízes das plantas de sorgo. O produto químico suprime as plantas próximas, ajudando o sorgo a superar seus rivais.

“Algumas plantas afetam o desenvolvimento de plantas vizinhas liberando metabólitos secundários em seu ambiente. Essa é uma ferramenta potencial para o gerenciamento de ervas daninhas no âmbito da agricultura sustentável”, afirma um artigo de 2018 publicado em nature.com.

A cevada, por exemplo, produz aleloquímicos para abafar ervas daninhas e outras plantas. Certas cultivares de cevada liberam um volume maior de produtos químicos para combater ervas daninhas. Os criadores de plantas poderiam desenvolver variedades mais alelopáticas e a cevada poderia ser semeada como uma cobertura para o controle de plantas daninhas.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems
Crédito: DP

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo