A Hortitec 2024, em Holambra (SP), terá como destaque o combate à traça-do-tomateiro (Tuta absoluta), uma das principais pragas da cultura do tomate.
Marcelo Palazim, engenheiro agrônomo, destaca o sucesso do Ohkami® em mais de 11 cultivos, incluindo brócolis e repolho. Estudos recentes, realizados com a Unesp de Botucatu-SP e outras instituições, mostram a eficácia do inseticida. Ele atua por contato e ingestão, controlando ovos e lagartas e evitando a colocação de ovos férteis.
O produto também controla ácaro-rajado, broca-pequena-dos-frutos, mosca-minadora e tripes.
Durante a feira, serão apresentados dados de novos estudos e o lançamento de tecnologias para o manejo do psilídeo dos citros, vetor do greening, que afeta a produção de laranja em São Paulo e Minas Gerais. Além disso, a empresa promoverá mais de 20 tecnologias para hortifruticultura, incluindo fungicidas, herbicidas e bioestimulantes.
Conforme o executivo, a Sipcam Nichino apresentará na Hortitec, em primeira mão dados de novos estudos atrelados ao desempenho no combate às pragas do tomate. Obtidos em diferentes pontos do país, decorrentes de análises feitas em parceria com consultores e instituições de pesquisa agrícola de renome, entre estas a Unesp de Botucatu-SP.
Origem da praga
É uma das pragas mais importantes do tomateiro. A traça-do-tomateiro está presente nos principais países produtores de tomate da América Latina, ou seja, ocorre nos países andinos e também na Argentina, Uruguai e Brasil. Se constitui numa das mais importantes pragas da cultura do tomate, que é o seu principal hospedeiro. Não existe informação disponível que mostre claramente a rota de entrada da traça-do-tomateiro no Brasil.