As plantas necessitam de cerca de 20 aminoácidos para seu metabolismo, pois a partir deles serão sintetizadas as proteínas e as enzimas necessários para o crescimento e desenvolvimento dos vegetais.
Fonte: http://e-escola.tecnico.ulisboa.pt/topico.asp?hid=600
Dentre os aminoácidos necessários, o Ácido Glutâmico se destaca como um aminoácido básico que tem grande importância, pois pode ser transformado em outros aminoácidos essenciais para o metabolismo das plantas pelo processo de transaminação.
Fonte: https://es.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_glut%C3%A1mico
Além de suprir a necessidade de outros aminoácidos, o Ácido Glutâmico auxilia na assimilação do nitrogênio e participa do processo de formação da clorofila. Entre os principais efeitos apresentados devido sua aplicação, estão a economia de energia das plantas, estímulo para recuperação de estresses, melhoria da eficiência da adubação nitrogenada e aumento da taxa fotossintética, resultando em ganhos de desenvolvimento e produtividade.
Fonte: Fisiologia Vegetal – Taiz e Zeigler, 2013
Entretanto, na natureza existem duas formas em que os aminoácidos podem ser encontrados, a forma “L” (Levógiro) e a forma “D” (Dextrógiro). A forma “L” é obtida a partir de células vivas, por exemplo, no processo de fermentação bacteriana e é a forma biologicamente ativa, sendo rapidamente assimilada pelas plantas. Já a forma “D” é produzida com base em células mortas atacadas com enzimas ou ácidos, resultando em D-aminoácidos que não são assimiláveis pelas plantas.
Fonte: http://e-escola.tecnico.ulisboa.pt/topico.asp?hid=600
A Microquimica, empresa que visa sempre o bom desenvolvimento e alta produtividade da lavoura, fabrica apenas o Ácido “L”-Glutâmico para garantir a assimilação de seus produtos, de modo a obter uma lavoura de alta qualidade com grande produtividade. Entre os produtos da empresa que utilizam esse aminoácido estão o Biocrop 10, Glutamin CoMo, Glutamin Doble, Glutamin Extra, Glutamin Florada, Glutamin K-Libre, Glutamin Manganês, Plenno e Vorax.
Fonte: Microquimica – www.microquimica.com