assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Condições de El Niño de fraca intensidade devem se formar até fevereiro

Há uma chance de 75 a 80 por cento de um fraco padrão climático de El Niño se formar até fevereiro e uma probabilidade ligeiramente menor de que continuará durante o inverno no Hemisfério Norte, disse nesta terça-feira a Organização Meteorológica Mundial (OMM) da ONU.

A previsão, baseada em modelos de todo o mundo, estava alinhada com a de um braço do governo dos EUA, o Centro de Previsão Climática do Serviço Nacional do Clima, divulgada no início deste mês.

O El Niño —um aquecimento das águas superficiais no leste e no centro do oceano Pacífico, que normalmente ocorre a cada poucos anos— foi registrado pela última vez entre 2015 e 2016 e causou danos às culturas agrícolas, incêndios e inundações repentinas.

“Não é esperado que o El Niño seja tão poderoso quanto o evento em 2015-2016, que esteve ligado a secas, enchentes e branqueamento de corais em diferentes partes do mundo”, disse Maxx Dilley, diretor da divisão de Previsão e Adaptação Climática da OMM.

“Mesmo assim, ainda pode afetar significativamente os padrões de chuva e temperatura em muitas regiões, com consequências importantes para os setores de segurança alimentar e agrícola, e para a gestão de recursos hídricos e saúde pública, e pode combinar com mudanças climáticas de longo prazo para impulsionar as temperaturas globais em 2019”, acrescentou.

Fonte: Reuters

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo