assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Como o solo armazena CO2?

Cientistas da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, descobriram como o carbono orgânico é armazenado no solo e concluíram que ele se liga apenas a certas estruturas do solo. Isso significa que a capacidade do solo de absorver CO2 precisa ser reavaliada e incorporada aos modelos climáticos atuais.

Estudos anteriores estabeleceram que o carbono se liga a pequenas partículas minerais. Neste último estudo, publicado na  Nature Communications, os pesquisadores mostraram que a superfície dos minerais desempenha um papel tão importante quanto o seu tamanho. “O carbono se liga a minerais com alguns milésimos de milímetro e acumula-se quase exclusivamente em superfícies angulares e ásperas”, explica a professora Ingrid Kögel-Knabner, presidente da universidade.

Nesse cenário, presume-se que superfícies minerais ásperas proporcionem um habitat atraente para micróbios. Estes convertem carbono e desempenham um papel na sua ligação a minerais. “Descobrimos verdadeiros pontos quentes com uma alta proporção de carbono no solo”, diz Cordula Vogel, principal autora do estudo. “Além disso, o novo carbono se junta a áreas que já possuem alto teor de carbono”, completa.

No entanto, esses pontos quentes de carbono são encontrados apenas em cerca de 20% das superfícies minerais. Anteriormente, assumiu-se que o carbono é distribuído uniformemente no solo. “Graças ao nosso estudo, agora podemos determinar o solo que é especialmente bom no seqüestro de CO2”, continua Kögel-Knabner. “O próximo passo é incluir essas descobertas nos modelos de ciclo de carbono”.

O material de amostra usado pela equipe foi o loess, um solo agrícola fértil encontrado em todo o mundo, tornando-o um estoque de carbono muito importante. Os pesquisadores foram capazes de fazer medições ultra-precisas usando o espectrômetro de massa NanoSIMS.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo