assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Como fertilizar de forma eficiente?

Objetivo é oferecer aos agricultores uma melhor alternativa econômica

Globalmente, mais da metade das emissões de óxido de nitrogênio produzidas pelo homem vêm da agricultura. Portanto, uma redução no fertilizante nitrogenado utilizado e uma melhoria na eficiência do uso de nitrogênio das culturas são medidas importantes na proteção do clima.

Uma equipe internacional, coordenada pelo Centro de Metabolômica de Viena (VIME) da Universidade de Viena, apresenta agora um novo conceito em  Trends in Plant Science  que aumenta a eficiência da fertilização nitrogenada e   reduz a emissão de óxido de nitrogênio (N2O) .

O principal objetivo desses novos estudos, baseados em muitos anos de pesquisa, é oferecer aos agricultores uma melhor alternativa econômica, na qual possam utilizar inibidores biológicos derivados de plantas cultivadas em vez de fertilizantes químicos altamente poluentes. Uma importante tarefa de pesquisa é entender melhor o complexo ecossistema do microbioma solo-raiz e desenvolver plataformas tecnológicas que possam usar um equilíbrio solo-raiz para a agricultura sustentável de próxima geração. A equipe internacional liderada pela Universidade de Viena deu agora um passo importante nessa direção.

O pano de fundo do estudo é um processo no cultivo de plantas que produz o gás de efeito estufa nocivo conhecido como nitrificação. Os microrganismos do solo convertem o fertilizante nitrogenado em óxido de nitrogênio e outras substâncias. Para neutralizar isso, os inibidores de nitrificação são usados na agricultura, o que pode retardar a nitrificação de fertilizantes nitrogenados.

Esses inibidores são recomendados pelo IPCC como forma de mitigar as mudanças climáticas e já estão sendo utilizados na agricultura; mas também podem apresentar desvantagens, como baixa eficiência, não biodegradabilidade e toxicidade ambiental. No entanto, os chamados inibidores biológicos de nitrificação (BNI) também existem naturalmente: por exemplo, as raízes das plantas podem exalar compostos com efeito semelhante que têm um efeito inibitório sobre microrganismos nitrificantes no solo.

Fonte: AGROLINK -Leonardo Gottems

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo