assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Como controlar as pragas diminuindo o uso de inseticidas

Confira dicas para ter uma produção cada vez mais sustentável

Os produtores rurais estão cada vez mais preocupados em adotar práticas sustentáveis em suas propriedades. Entre as ações, destacam-se a utilização de produtos seletivos e biológicos que não agridem o meio ambiente.

Dentro deste contexto, outra ação vem ganhando, nos últimos anos, forte adesão no campo. É o controle de pragas com redução no uso de inseticidas, o que beneficia o meio ambiente e contribui para melhorar a qualidade da produção.

Para ajudar você a implementar as melhores técnicas, Alexandre Develey, líder da Provivi no Brasil, startup focada em desenvolver e comercializar feromônios para controle de insetos-praga, compartilha a seguir algumas orientações. Confira:

Dica 01: Identifique as necessidades da propriedade

Faça uma análise criteriosa sobre o ecossistema produtivo, identificando as pragas e doenças mais comuns. A lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), por exemplo, é uma das principais vilãs do campo, atacando várias culturas, como soja, algodão e milho. Os prejuízos causados elevam os custos e reduzem significativamente a produtividade.

Dica 02: Invista em tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada para a produção sustentável. O Pherogen®, desenvolvido pela Provivi, é um produto à base de feromônio produzido de forma mais sustentável com um modo de ação não tóxico para o controle da lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda). A solução da Provivi influencia o comportamento dos insetos, sem comprometer o ecossistema. Diferente dos métodos comuns de armadilhamento que atraem e matam, a tecnologia da Provivi trabalha com a interrupção de acasalamento, que reduz a população da praga nas próximas gerações. Com o Pherogen®, o produtor rural terá uma perfeita harmonia entre a atividade agrícola e o meio ambiente.

Dica 03: Verifique a origem

Antes de adquirir uma solução, verifique a origem do produto. É importante atestar que o produto é fabricado por uma empresa idônea, que tenha amplo know-how de desenvolvimento. Pioneira na fabricação e comercialização de soluções à base de feromônio, a Provivi tem parcerias com importantes instituições, como Unesp Ilha Solteira, Fundação MT e Unesp Botucatu, entre outras. Recentemente, a Provivi recebeu o selo Parceiros da A.B.E.L.H.A, conferido a empresas que contribuem para a promoção da agricultura sustentável e para a manutenção de uma relação harmoniosa entre o agronegócio e a conservação da biodiversidade.

Dica 04: Siga as instruções de uso

É importante que você siga corretamente todas as instruções contidas nos rótulos das soluções. Essas orientações têm como objetivo proporcionar maior eficiência na aplicação dos produtos, o que contribui para uma lavoura com excelentes níveis produtivos. Para saber mais sobre a Provivi e conhecer em detalhes a utilização de feromônios para combater insetos-praga, acesse www.provivi.com

Fonte:  Rodrigo Capella

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo