assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Classificador de grãos dá dicas para evitar perdas com a umidade no milho

Obedecendo a janela ideal de plantio, safrinha pode atingir ótima produtividade  e chances de perdas durante a safra são menores
O  cultivo do  milho no Brasil é bastante expressivo, não só pelo volume  de grãos produzidos, mas também pela área plantada  que chega ao redor de 21 milhões de hectares  referentes a duas safras – normal e safrinha.
As expectativas da Conab para este ano são de uma área de pouco mais de 15 milhões de hectares e uma produção prevista de 86 milhões de toneladas.
Quando semeado dentro da janela ideal de plantio – de início de janeiro a início de março -, o safrinha pode atingir ótima produtividade, ultrapassando 5 mil quilos por hectare, dependendo da região.
Mas, para as previsões se confirmarem, o produtor precisa fazer a parte dele e tentar não correr riscos, adquirindo, por exemplo,  uma boa cultivar, insumos que eventualmente serão utilizados durante a safra e principalmente monitorar o clima e a umidade dos grãos durante a safra.
Vale destacar que é na colheita que o produtor deve ter o  máximo de atenção para não perder o que foi investido anteriormente com o plantio. Se a colheita não for realizada no momento adequado, pode acarretar perdas dos grãos.
Uma colheita bem planejada pode diminuir aproximadamente 6% das perdas da produção total de milho no Brasil. Isto significa que os cuidados são essenciais, bem como o ponto de maturidade fisiológica,  ou seja, quando não ocorre mais aumento de matéria seca no grão.
Com relação à umidade, os prejuízos e danos são menores quando os grãos são colhidos com teor de água até 20%, no máximo. Com essa umidade, o grão vai precisar passar pelo processo de secagem, para que a umidade seja reduzida aos percentuais de armazenagem e comercialização, estipulados entre 12% a 14% pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O classificador de grãos oficial do Mapa, Mauro Cézar Barbosa, que é também instrutor do Senar-Paraná, orienta o produtor a acompanhar de perto a cultura para tentar evitar eventuais problemas.
“Além de fazer o plantio dentro da janela ideal e escolher um bom híbrido para sua região, o produtor vai precisar monitorar o clima durante toda a safra e também a umidade dos grãos para não colher com alta umidade”, explica Mauro.
“Fazendo o plantio dentro da janela ideal, a colheita vai ocorrer no tempo certo, com chuvas menos intensas”, afirma Mauro, acrescentando que o produtor que é tecnificado e tem a visão de ser uma empresário rural, com certeza fará o monitoramento para colher dentro da menor margem de umidade possível e evitar grandes descontos”, acrescenta.
Mesmo obedecendo as orientações,  o instrutor do Senar observa que  o produtor não tem o controle das intempéries climáticas. “O fator ambiental escapa da nossa alçada, mas com um bom monitoramento, com certeza os prejuízos serão menores em casos de eventuais mudanças climáticas durante a safra”.
Na safra anterior, ele conta que teve produtor que entregou o milho com 32% de umidade, por causa das fortes chuvas durante a colheita. “Colher com este percentual é o mesmo que dar um tiro no pé, pois o produtor vai perder dinheiro” alerta o especialista em classificação de grãos.
“Suponhamos que o agricultor comercializa cinco caminhões de grãos com 32% de umidade, o prejuízo será de um caminhão, isto é, ele vai deixar de receber praticamente o valor de uma carga por conta dos descontos”, exemplifica o instrutor.
Mauro Cézar Barbosa destaca ainda que o monitoramento da umidade do grão antes da colheita é fundamental e deve ser feito por aparelho medidor de umidade. “Tem uma gama de medidores de umidade, desde os portáteis até os de bancada. Para o produtor, o mais recomendado é o portátil que é mais fácil de manusear”, acrescenta.
Segundo ele, em princípio o custo de um medidor de grãos pode parecer um pouco alto, “mas se a gente imaginar, por exemplo, que o produtor deixa de perder 1% de umidade em um único caminhão de cerca de 33 toneladas, ele praticamente já paga o medidor portátil”, compara.
De acordo com ele, o produtor tem hoje tecnologias e legislações que favorecem o investimento na lavoura. “O conhecimento empírico do agricultor é válido, mas hoje não se pode mais basear  decisões apenas em intuição, empirismo. É preciso se adequar, conhecer as legislações e utilizar as tecnologias disponíveis”.
Manoella Rodrigues da Silva, diretora de Marketing da LocSolution, empresa que detém a marca Motomco de aparelhos medidores de umidade de grãos, afirma que ao se atentar a essas dicas,  além de minimizar eventuais problemas, o agricultor amplia sua possibilidade de maiores ganhos. “A escolha correta do medidor de umidade pode impactar em agilidade e maior produtividade”, afirma Manoella.
Ela lembra que qualquer teor de umidade do grão, acima ou abaixo do que o recomendado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, compromete a qualidade do produto. “O medidor de umidade consegue fornecer o teor exato de umidade. Se o grão estiver muito seco, abaixo dos  teores estipulados, por exemplo,  o grão fica muito quebrado, vira uma quirera e também terá descontos. Se estiver com a umidade acima do estipulado pelas normas, também vai sofrer redução de preço”, enfatiza.
Assim como os demais grãos, a  medição de umidade do milho deve ser sempre feita mediante o uso de equipamentos específicos. “Recomendamos ao produtor rural nosso aparelho portátil da Motomco, o 999CP, que atende todos os processos do monitoramento da qualidade do grão, fornecendo uma porcentagem de umidade muito mais confiável” explica Manoella.
Fonte: VBcomunicacão

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo