assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Chuva atrasa colheita de soja e início do plantio de milho no Brasil, aponta AgRural

A safra 2024/25 de soja enfrentou mais uma semana marcada por condições climáticas adversas em várias regiões do Brasil. Enquanto a baixa umidade continua prejudicando lavouras no Sul do país e no sul de Mato Grosso do Sul, o excesso de chuvas comprometeu os trabalhos de campo em estados do Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste.

Segundo levantamento da AgRural, apenas 1,7% da área cultivada com soja no Brasil havia sido colhida até 16 de janeiro, contra 6% no mesmo período da safra anterior e 1,8% da safra 2022/23. Em Mato Grosso, principal produtor nacional, a colheita registra o ritmo mais lento da série histórica iniciada na safra 2010/11.

Safrinha de milho começa com dificuldades
O plantio da safrinha 2025 de milho no Centro-Sul do Brasil também foi prejudicado pelo clima. Apenas 0,3% da área estimada foi semeada até 16 de janeiro, contra 4,9% no mesmo período da safrinha 2024. Este é o pior início desde 2021, quando o excesso de chuvas e atrasos na colheita da soja também comprometeram o cronograma.

Colheita de milho verão 2024/25 avança lentamente
A colheita do milho verão atingiu 4,1% da área cultivada no Centro-Sul, abaixo dos 7,9% registrados no mesmo período do ano passado. Os trabalhos seguem concentrados nos estados do Sul, que tradicionalmente iniciam o plantio e colheita mais cedo.

Com a continuidade das adversidades climáticas, o setor agropecuário enfrenta desafios para manter a produtividade esperada, reforçando a necessidade de estratégias para mitigar os impactos no campo.

Fonte: AgRural.

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo