assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

CESB orienta sojicultores em relação ao Manejo Integrado de Doenças

Entre as doenças da soja, destacam-se Mancha por Septoria, Mancha Alvo, Crestamento por Cercospora, Antracnose, Oídio, Ferrugem. 
Dentro deste contexto, o Ph. D. Ricardo Balardin, Engenheiro Agrônomo, Chief Research Officer da DigiFarmz, CEO Elevagro e membro fundador do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), observa que a tecnologia tem auxiliado basicamente de duas formas: provendo uma maior robustez da planta do ponto de vista fisiológico, e possibilitando um controle eficaz das doenças. 
“No primeiro caso, é notável que a expressão genética é bastante auxiliada pelo manejo agronômico, manejo químico, bioquímico e biológico. Além disto, diversas ferramentas digitais têm auxiliado o produtor na tomada de decisão, o que pode auxiliá-lo a promover uma operação baseada em dados e em histórico da lavoura. O processo produtivo é progressivamente mais embasado por dados utilizando grandes bancos de dados para conferir maior precisão a cada operação executada na lavoura”, explica Balardin. 
A seguir, o membro fundador do Comitê Estratégico Soja Brasil compartilha mais algumas dicas, que podem ajudar você a atingir elevados índices produtivos. Confira: 
1) Observe a correta escolha da cultivar, preferencialmente dentro da região sojícola indicada, contemplando o baixo fator de reprodução para nematoides que estejam ocorrendo na lavoura;
2) Atente-se ao manejo adequado de invasoras, que podem ser hospedeiras de patógenos causadores de doenças na soja;
3) Verifique o suprimento adequado de fertilizantes (semeadura e foliar, obedecendo as indicações da análise de solo) e atente-se para a melhor época de semeadura (dentro das épocas preferenciais);
4) Busque uma plantabilidade ótima pois, além de resultar em uma consolidação da produtividade, permite que a planta tenha melhores condições para expressar suas defesas contra os patógenos (principais e secundários);
5) Escolha semente com qualidade fisiológica e sanitária elevadas (permite uma emergência e um vigor de plântula elevados) e também semente com tratamento químico (patógenos, insetos, nematoides, além de micronutrientes);
6) Realize uma aplicação preventiva de fungicidas (misturas de diferentes modos de ação é interessante para neutralizar problemas de resistência). No caso específico dos programas fungicidas, é fundamental que as aplicações sejam executadas nos momentos ideais e com intervalos não superiores a 20 dias. Outro aspecto a ser considerado é a utilização de fungicidas não sítio específico, pois, além de se constituírem em pilares importantes no incremento de produtividade, são fundamentais para que a eficácia combinada da mistura seja a mais elevada possível.
O CESB é composto por 19 membros especialistas e 25 organizações patrocinadoras que acreditam e contribuem para o avanço sustentável dos mais altos índices de produtividade de soja no Brasil, são elas: AGROGALAXY, BASF, BAYER, SYNGENTA, JACTO, Alltech, Atto Sementes, Brasmax, Corteva, Eurochem FTO, Ferticel, ICL, Koppert, Mosaic, Stara, Stoller, Sumitomo Chemicals, Timac Agro, TMF, Ubyfol, UPL, Yara, Elevagro, IBRA e Somar Serviços Agro.
Fonte: Ação Estratégica

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo