assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

CESB orienta sojicultores a se preocuparem com qualidade das sementes

É importante que o produtor faça os testes de canteiro quando recebe a semente em sua fazenda para avaliar o nível de emergência de cada lote

A semente de soja é uma leguminosa com alto teor de óleo no grão e, por isso, tende, em regiões mais quentes, a perder as qualidades fisiológicas mais rapidamente do que a semente de gramíneas, como, por exemplo, milho ou arroz.

Por conta deste contexto e devido à incidência de outros fatores, Daniel Glat, membro do CESB e engenheiro agrônomo com Mestrado em Tecnologia de Sementes pela University of Arizona, orienta os produtores a terem total atenção em relação à qualidade das sementes de soja.

“Mesmo com todos os testes que as empresas sementeiras fazem antes de embarcar a semente, é importante que o produtor também faça os testes de canteiro quando recebe a semente em sua fazenda para avaliar o nível de emergência de cada lote”, pontua Glat.

O membro do CESB observa também que há casos em que o lote sai da UBS com boas qualidades, mas condições adversas no transporte podem deteriorá-lo. “Por isso, é fundamental fazer o teste de canteiro na fazenda com o tratamento e com solo que vai ser plantado. Muitas empresas de sementes e consultorias têm recomendações de como fazer esses testes de canteiro corretamente”.

Qualidade e Produtividade – O engenheiro agrônomo Daniel Glat acrescenta que existe uma relação clara entre qualidade de sementes de soja e produtividade. “Essa relação ocorre devido ao impacto que o stand correto, sem falhas, e com emergência uniforme tem na produtividade. Além disso, sementes de alto vigor conseguem enfrentar melhor condições adversas de plantio, e tendem a ter um número muito menor de plantinhas fracas e com poucas vagens”.

De acordo com Glat, a qualidade da semente de soja vem evoluindo muito, por várias razões, mas a começar pela exigência dos produtores brasileiros de ter uma semente de soja de alta qualidade.

“Quanto mais caro a semente fica, por conta dos ganhos genéticos e das tecnologias embutidas nela, e pelo próprio preço da soja, maior a exigência do produtor por qualidade dessa semente. Assim as empresas tomam cada vez mais medidas de manejo a campo que priorizem a qualidade da semente e fazem cada vez mais testes de qualidade em seus lotes”.

Germinação Mínima – O membro do CESB observa que a grande maioria das empresas vem subindo a sua “barra de qualidade” para liberação de lotes no mercado.

“Nesse sentido, apesar da germinação mínima por lei ser 80%, nenhuma empresa hoje entrega sementes com menos de 85% e muitas só igual ou maior que 90%. Cada vez mais empresas disponibilizam para seus clientes resultados dos testes de vigor, que não é ainda obrigatório por lei”, finaliza o engenheiro agrônomo.

O Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) foi criado com o objetivo de oferecer um ambiente regional e nacional que estimule sojicultores e consultores técnicos a desafiarem seus conhecimentos incentivando o desenvolvimento de práticas de cultivo inovadoras.

O Comitê realiza o Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, com o intuito de compartilhar informações preciosas para os sojicultores que desejarem elevar os seus patamares nas próximas safras.

Os resultados do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja serão revelados durante o Fórum Nacional de Máxima Produtividade de Soja, evento que será realizado pelo CESB no dia 23 de junho, com transmissão ao vivo e simultânea pelos principais canais de TV do agronegócio no Brasil, a partir das 08h30.

Na ocasião, serão apresentados os números inéditos dos Campeões de Máxima Produtividade da Safra 21/22 do CESB, bem como o detalhamento técnico dos Cases Campeões de todas as regiões do país na categoria sequeiro e também o Case Campeão da categoria Irrigada, com o intuito de compartilhar informações preciosas para os sojicultores que desejarem elevar os seus patamares nas próximas safras. “Isso faz parte da filosofia do CESB, que é levar dados auditados que mostrem para todos os sojicultores como ajudar a elevar a média nacional com rentabilidade e sustentabilidade”, relata Luiz Silva, Diretor Executivo do CESB.

Além do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, o CESB realizada o curso de pós-graduação EAD MTA Soja do Centro Universitário Integrado Campo Mourão, realizado em parceria com o CESB e com a Elevagro, com o intuito de promover conhecimento técnico de altíssimo nível, apresentando dados e estudos de produtividade obtidos pelo CESB, por meio de rigorosos protocolos e elevado nível de transparência. Com professores largamente experientes, o curso tem uma grade curricular que propicia ampla gama de conhecimentos teóricos e práticos sobre toda a cadeia produtiva da soja. É ideal para que produtores novatos ou experientes mantenham-se atualizados das inovações no mercado e estejam mais preparados para os desafios do setor, aplicando as melhores práticas em suas produções.

Fonte: Ação Estratégica Comunicação

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo