assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Centopeia pode ser a causa da queda de rentabilidade nas lavouras de soja

Scutigerella immaculata é uma praga silenciosa que prejudica o desenvolvimento da cultura; Sumitomo Chemical tem o único produto aprovado no Brasil contra o artrópode

Quando a produtividade na lavoura cai, com falhas visíveis no desenvolvimento das plantas, causando grandes “reboleiras”, logo o agricultor imagina que tenha sido causado por nematoides, praga com histórico grave no Brasil. Entretanto, um novo tormento pode ser acrescido à cadeia produtiva da soja: a Scutigerella immaculata. Esse inseto, que ataca de forma silenciosa, causa graves prejuízos às raízes das plantas e, consequentemente, à rentabilidade do produtor.

“A Scutigerella é uma centopeia com hábito subterrâneo. Ela tem coloração esbranquiçada e pode mover-se verticalmente para camadas mais profundas do solo, dependendo da temperatura e da umidade. A presença dessa praga é pouco difundida e tudo indica que está em várias regiões do País”, explica Suellen Drumond, gerente de Tratamento de Sementes da Sumitomo Chemical.

O artrópode mede de 2 mm a 10 mm, tem movimentos ágeis e passa facilmente pelas rachaduras e galerias de solos com migração em até um metro de profundidade.

Segundo Drumond, um dos problemas mais visíveis nas lavouras é a diminuição da densidade da cultura de soja, com lentidão no desenvolvimento da vegetação, causando grandes reboleiras no campo e, assim, redução da produtividade. Isso acontece devido aos ataques às raízes das plantas.

Como identificar a presença na sua lavoura

A incidência da Scutigerella ainda é pouco difundida, logo não está no radar do agricultor brasileiro. Por isso, é fundamental a realização de testes de identificação em todas as regiões agrícolas do País.

O agrônomo de Desenvolvimento de Mercado da Sumitomo Chemical, Isaias Bertanha, destaca que o teste é simples e pode ser realizado pelo próprio agricultor. “Faça uma abertura no solo, com a mão ou uma pá, de 10 cm a 20 cm ou até encontrar umidade. Depois disso, pegue uma batata inglesa e corte-a ao meio, colocando no fundo da abertura, com a superfície cortada da batata no solo”, explica. Em seguida, reforça Bertanha, cubra a batata com a terra e demarque a área. Após dois a três dias, verifique as iscas para confirmar a presença da centopeia. Em solos com alta umidade, veja em até dois dias, antes do apodrecimento da batata. Vale usar uma superfície escura, por exemplo, uma lona preta, para melhor identificação.

Solução

Caso o produtor identifique a Scutigerella, entre em contato com um representante da Sumitomo Chemical. A companhia tem em seu portfólio a única solução registrada no Brasil contra a praga, o Inside FS.

O produto é um inseticida voltado para tratamento de sementes e compõe a plataforma exclusiva Seed Protection, que apresenta soluções híbridas para a proteção do potencial produtivo da lavoura. A Seed Protection tem como soluções os inseticidas Inside FS e Maestro FS, o fungicida Apron, o bionematicida Aveo e o lançamento, também bionematicida, Loyalty Bio. Além deles, a plataforma também tem como integrantes o MycoApply EndoFuse e o MycoApply EndoMaxx, que otimizam a adubação do solo.

Fonte: Luis Fernando Duarte | Pg1

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo