assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Aumento de produtividade

Fazenda comprova aumento de produtividade com uso do fertilizante no cultivo de soja e milho 

O Rio Grande do Sul, segundo a previsão da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento – deve alcançar nesta safra a maior produção de soja de sua história, batendo 20 milhões de toneladas. Mais uma vez, o Estado deve conquistar o segundo lugar entre os maiores produtores de soja do País, atrás apenas do Mato Grosso.

Um dos municípios produtores da oleaginosa é Redentora (RS), local da Fazenda Moura Fava, comandada pela terceira geração da família de mesmo nome, tendo à frente Ivo Ângelo Rossoni Fava. Além da soja, a propriedade, com 480 hectares, cultiva também milho, trigo, aveia preta e aveia branca, e mantém pastagens de inverno e verão para o gado de leite.

“Meus avós eram agricultores e meus pais também. Nós damos sequência ao trabalho que eles realizaram”, destaca Ivo, que é conhecido como produtor aberto e atento às novas tecnologias. Há cerca de dois anos, tendo conhecido os fertilizantes organominerais, ele visitou as instalações da fábrica SUPERBAC, em Mandaguari (PR) e decidiu fazer um teste comparativo entre o adubo Supergan e os formulados químicos tradicionais.

O teste foi realizado em 4 áreas de 9 hectares, dispostas lado a lado, duas para as culturas de soja e milho adubadas com Supergan e duas para soja e milho adubadas com produtos formulados químicos. “Colhemos 1,5 hectare de cada área de soja e constatamos que a Supergan alcançou uma produtividade – e consequentemente lucratividade – 5,2% maior: foram 83.1 sacas por hectare adubado com Supergan contra 79 sacas por hectare da soja que não recebeu o fertilizante SUPERBAC. “Outra vantagem observada foi um melhor enraizamento com o adubo da SUPERBAC”.

Diante dos benefícios obtidos, Ivo está aumentando, gradativamente, a área tratada com Supergan na produção de soja e milho. “Também já estamos avaliando um novo comparativo, desta vez com o trigo”, destaca.

Fonte: Amanajé Comunicação

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo