assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

As vantagens de utilizar a tecnologia dos drones para pulverização

Na última década, a agricultura tem testemunhado uma revolução tecnológica que está transformando a maneira como os cultivos são gerenciados e colhidos. Um dos avanços mais notáveis é o aumento da utilização de drones nas lavouras. De acordo com os registros feitos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o Brasil possui em média 2,5 mil veículos aéreos remotamente pilotados. Paralelamente, dados obtidos pelo Programa Portal Único de Comércio Exterior (Portal Siscomex) apontam que foram importados mais de 8 mil drones de pulverização, entre os anos 2020 há 2023. E, segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), estima-se que até 2026 esse número cresça para mais de 90 mil.

Os drones geralmente são utilizados para monitoramento de lavouras, coleta de dados e como guia de rebanhos, mas é notável o crescimento exponencial no uso de drone para a pulverização também. O processo convencional é feito por tratores ou aeronaves tripuladas. No entanto, esses métodos tradicionais apresentam algumas limitações, como a dificuldade de acessar terrenos acidentados e a forte interferência das condições meteorológicas na qualidade da aplicação.

Leonardo Luvezuti, engenheiro agrônomo e diretor de negócios da Perfect Flight, agtech brasileira que oferece serviços de rastreamento de aplicações aéreas de defensivos, relata que o advento dos drones equipados com sistemas de gestão da pulverização vem simplificando e facilitando o processo de maneira notável. Isso resulta em benefícios significativos para os agricultores.

Os benefícios da pulverização com drones

“Os drones, que possuem sistemas de pulverização precisos, permitem uma aplicação mais uniforme e controlada de defensivos, fertilizantes e outros insumos agrícolas. A capacidade dos equipamentos de sobrevoar terrenos irregulares e de difícil acesso, combinada com sistemas de monitoramento de aplicações aéreas, garante uma cobertura de alta qualidade”, menciona Leonardo Luvezuti.

Além disso, o diretor de negócios fala que a aplicação de defensivos feita por drones reduz significativamente a quantidade necessária de insumos, economizando recursos financeiros. “Essa tecnologia inovadora está não apenas simplificando o processo de aplicação de defensivos, mas também trazendo benefícios significativos para a produtividade, eficiência e sustentabilidade agrícola” afirma o engenheiro agrônomo.

Sendo assim, Luvezuti elenca os principais benefícios para os produtores que desejam investir na tecnologia:

  • Eficiência mesmo em áreas diferentes: os drones têm a capacidade de pulverizar áreas com características diferentes (relevo, presença de áreas de preservação e outras barreiras para as demais formas de aplicação), mas sempre com a mesma eficiência. Isso naturalmente gera, além da eficiência, mais economia na operação;
  • Diminuição da necessidade de mão de obra: esses equipamentos são operados por apenas uma pessoa. Isso diminui os riscos de erros humanos e também a exposição de operadores à toxidade dos produtos;
  • Diminuição da compactação do solo e danos às plantas: drones não causam compactação do solo e nem danos de amassamento ou arranquio de plantas, diferentemente da aplicação terrestre;
  • Ideais para uso específico em algumas culturas: culturas como a cana-de-açúcar, em estágio avançado de desenvolvimento, limitam a entrada de certas máquinas pela altura da planta. Ao usar drones, tais problemas são resolvidos.

Fonte: Pamela Gama

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo