assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

As culturas de entressafra podem influenciar a produtividade da soja

A principal espécie cultivada na entressafra da soja é o milho segunda safra, geralmente entre os meses de fevereiro e julho. Uma prática relevante para aumentar a produtividade do milho é a aplicação de Nitrogênio (N) mineral. Por outro lado, nas últimas safras, muitos produtores têm optado em suprimir a adubação nitrogenada no milho, visando reduzir custos e o risco inerente à atividade frente a fatores climáticos adversos, sobretudo déficit hídrico. No entanto, um fator desconsiderado é o impacto da adubação nitrogenada no milho segunda safra sobre a soja em sucessão, o qual ainda não está adequadamente elucidado. O trigo é outra cultura utilizada na entressafra da soja no Brasil, principalmente na parte subtropical do país. Espécies para cobertura do solo como a braquiária ruziziensis (Urochloa ruziziensis) e a crotalária (Crotalaria spectabilis) também são utilizadas para melhorar a qualidade e a conservação do solo em regiões onde não há incidência de geadas.

Em Londrina, PR, vem sendo conduzido um experimento de campo com diferentes formas de uso do solo no período de entressafra da soja: 1- pousio (área mantida sem cultivo entre as safras de soja), 2 – braquiária (Urochloa ruziziensis), 3 – crotalária (Crotalaria spectabilis), 4 – milho segunda safra com 0 kg ha-1 de N em cobertura, 5- milho segunda safra com 80 kg ha-1 de N em cobertura e 6 – trigo (Triticum aestivum). Nesse trabalho, a crotalária e a braquiária estão sendo usadas como cobertura do solo.

Na primeira safra (2016/17), a produtividade de grãos de soja não foi influenciada pelas culturas de entressafra. Por outro lado, nas safras 2017/18 e 2018/19, as produtividades foram maiores na soja cultivada após braquiária do que na cultura semeada após milho, com e sem N em cobertura, e pousio, sem diferir das produtividades verificadas após a crotalária e o trigo. Como a área foi manejada em Sistema Plantio Direto bem conduzido antes da instalação do experimento, só foi possível observar o efeito das culturas de entressafra a partir da segunda safra, em função dos efeitos acumulados.

Dessa forma, os resultados indicam a possibilidade de aumento de produtividade da soja com uso de culturas de cobertura do solo na entressafra, como braquiária, comparativamente ao cultivo de milho, o qual predomina nos sistemas de produção de grãos no Brasil. Enfatiza-se que uma opção para conciliar o uso comercial das áreas na entressafra da soja com maior produção de biomassa é o consórcio do milho com espécies de braquiária. Na presente pesquisa não foi observado efeito significativo da adubação nitrogenada no milho segunda safra sobre a soja em sucessão. Por fim, enfatiza-se que os dados obtidos se referem a três safras, sendo necessária a continuação da pesquisa para verificação dos efeitos das culturas de entressafra sobre a soja ao longo do tempo.

Fonte: Canal Rural Por Alvadi Antonio Balbinot Junior

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo