assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Alta na procura por nutrição vegetal favorece crescimento da Satis acima dos 30%

Agronegócio aposta em tecnologias do setor para atender aumento de área plantada em momento de instabilidade no cenário internacional

A série de bons resultados da empresa mineira Satis nas últimas temporadas anuncia os planos de investimentos em indústria, logística e inovação para atender a alta da demanda pelo setor de nutrição vegetal. A companhia fechou o ano-safra 21/22 com crescimento de 36% em seu faturamento, bem acima da média registrada pelo agronegócio no país, que ficou na casa dos 8%. Nesta nova temporada 22/23, a meta da marca é crescer cerca de 33%, mantendo a média registrada desde a safra 2015/16.

Para sustentar este ritmo, a Satis investirá a partir de 2022 em novos centros de distribuição no Oeste baiano, interior de SP, MS e MA, essas que são algumas das principias regiões atendidas pela empresa. A área de indústria também ganhará foco especial. Nos dois próximos anos, a companhia irá construir uma linha de produção totalmente nova em um terreno ao lado de sua atual fábrica em Araxá/MG. O investimento previsto será por volta dos R$ 4 milhões, incluindo a aquisição de equipamentos e estruturas. “Com isso, iremos ampliar em quatro vezes nossa capacidade de produção e, assim, dar condições para as metas de crescimento dos próximos anos”, destaca o CEO da empresa, Endrigo Bezerra.

O cenário atual contribui para o desempenho positivo da empresa, bem como do mercado de nutrição vegetal no Brasil, que somente em 2021 cresceu cerca de 24%, segundo dados da associação que representa as indústrias do setor, a Abisolo. O avanço constante das áreas de plantio em culturas como a soja, principal mercado atendido pela Satis, e a instabilidade do cenário internacional envolvendo relevantes fornecedores de fertilizantes, como a Ucrânia e a Rússia, favorecem a alta na procura por produtos do setor, especialmente soluções foliares e organominerais. “O mercado, especialmente das grandes culturas, está ávido por alternativas que contribuam para a sustentabilidade do negócio. E à medida em que o produtor passe a conhecer melhor a nutrição vegetal, suas tecnologias e benefícios, abre-se um leque de oportunidades para crescermos ainda mais”, destaca o presidente da Satis, José do Nascimento Ribeiro.

Tal cenário positivo para a empresa mineira torna-se ainda mais perceptível quando analisado o desempenho de seu portfólio. Um dos produtos mais tradicionais da marca, o Sturdy, bioativador de aplicação foliar voltado ao desenvolvimento estrutural e radicular da planta, teve alta de 47% em vendas. Opções mais recentes como a linha Aplik+, que potencializa a aplicação de produtos com menor perda na lavoura, teve expressiva alta de 74%. “São índices que comprovam a confiança do cliente em nossas soluções, bem como o aprimoramento técnico de nossas equipes e estrutura”, comenta Nascimento ao lembrar o Campo Experimental lançado recentemente junto à fazenda sede em Araxá para a criação e aperfeiçoamento de novas tecnologias. A área tem sido um importante cartão de visitas da marca junto a produtores e parceiros, que podem conhecer de perto a eficiência de seus produtos.

Presente em mais de 90% do território nacional, a Satis registrou seus principas índices de 21/22 nos Estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Além da soja, o feijão destacou-se como uma das melhores performances no período, juntamente com as culturas de milho, algodão e hortifrutigranjeitos. Com estes bons resultados e o ritmo forte das negociações para a atual temporada, a estimativa da empresa é fechar o ano-fiscal acima dos 30%.

Fonte:  Gabriel Souza – Moglia Comunicação Empresarial

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo