assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

AgBiTech lança baculovírus específico para controle da Rachiplusia nu, cujos ataques se intensificam no Brasil

Depois de sete safras, consolidada na posição de líder do mercado brasileiro de bioinseticidas à base de baculovírus, para controle de lagartas, a AgBiTech Brasil lança este mês a solução Disseminate®. O alvo do produto é a lagarta Rachiplusia nu, uma espécie ‘emergente’, observada com mais frequência, inicialmente, nos três estados do Sul do Brasil e depois responsável por infestações crescentes na Bahia, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

“Esta lagarta preocupa bastante. Ela é considerada de difícil controle no manejo ancorado em inseticidas químicos. Ao mesmo tempo, as biotecnologias atuais não a controlam plenamente”, resume Gustavo Shiomi, engenheiro agrônomo, gerente de portfólio da AgBiTech Brasil. Segundo ele, a empresa tem alertado produtores, parceiros e clientes, do ponto de vista técnico, quanto “ao tamanho do problema que a Rachiplusia tende a representar no campo daqui para frente”.

“Sem falar do panorama econômico, da perspectiva de queda no preço de commodities agrícolas e do dólar, há no horizonte um cenário nebuloso, uma tempestade à espreita do sojicultor no tocante a lagartas”, diz Shiomi. “Além da Helicoverpa, Spodoptera e outras espécies, a Rachiplusia nu está ‘escalando’. Ela avança safra após safra e aumenta a complexidade do sistema produtivo para o agricultor, ante elevados investimentos em inseticidas e biotecnologias.”

Desempenho e custo-benefício

De acordo com Gustavo Shiomi, antes de chegar ao mercado o novo bioinseticida passou por diversos testes e pesquisas em nível de campo, “com resultados promissores”. Ele adianta que parte dos ensaios foi conduzida, recentemente, pela consultoria Desafios Agro, de Chapadão do Sul-MS.

Conforme Shiomi, Disseminate® teve o desempenho sobre a Rachiplusia nu avaliado isoladamente e, depois, associado a um inseticida químico. Em ambos casos o resultado foi favorável. “Quando aplicado isoladamente, o bioinseticida teve um desempenho 40% melhor do que o padrão químico a custo 32% menor. Em combinação com o químico, elevou sua eficiência mediana para patamares de 80%. Disseminate® é hoje a ferramenta ideal para manejo da Rachiplusia nu, com custo altamente competitivo e performance robusta”, complementa.

Segundo o agrônomo, o desenvolvimento do bioinseticida teve envolvimento de um grupo formado por alguns dos maiores entomologistas do Brasil, que validou a tecnologia e hoje a recomenda a produtores de soja. “Os estudos em torno do baculovírus anteciparam um problema do sojicultor desta safra em diante, e resultaram na entrega de uma solução efetiva tecnicamente e muito competitiva do ponto de vista de custos.”

Desde 2002, a AgBiTech fornece produtos consistentes, de alta tecnologia, que ajudam a tornar a agricultura mais rentável e sustentável. A empresa combina experiência a campo com inovação científica. Trabalha com agricultores, consultores e pesquisadores e desenvolve soluções altamente eficazes para manejo de pragas agrícolas. Controlada pelo fundo de Private Equity Paine Schwartz Partners (PSP), a AgBiTech fabrica toda a sua linha de produtos na mais moderna unidade produtora de baculovírus do mundo, em Dallas (Texas, EUA). 

Fonte: Fernanda Campos

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo