assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

“A solução mais completa para doenças da soja no Brasil”

O fungicida Fox Xpro foi oficialmente lançado no Brasil este mês. Rogério Bortolan, Líder de Soluções Agronômicas para Soja e Algodão da Bayer para a América Latina e responsável pelo desenvolvimento do produto no Brasil, falou em entrevista ao Portal Agropages o porquê a tecnologia tem chamado tanto a atenção no País.

Por que o Fox Xpro é a solução mais completa para as doenças da soja no Brasil? Que doenças da soja podem ser controladas pelo fungicida?

O agricultor tem que lidar com uma série de doenças que afetam a produtividade da soja, como ferrugem asiática, mancha parda, cercosporiose, mancha alvo, antracnose, mofo branco e oídio. Fox Xpro é o único fungicida do mercado com ação sistêmica para o tratamento foliar que combate todas essas doenças. Dessa forma, o produto simplifica a tomada de decisão do agricultor, trazendo uma proteção superior em relação ao complexo de doenças da soja.

O produto tem recomendação em bula para o combate das seguintes doenças: ferrugem asiática, mancha parda, cercosporiose, mancha alvo, antracnose, mofo branco e oídio.

Como é o modo de ação do Fox Xpro?

Fox Xpro possui formulação com três ingredientes ativos – Trifloxistrobina, Protioconazol e Bixafem, a nova carboxamida exclusiva da empresa – que possibilitam ação tríplice nas principais doenças que atingem o cultivo. Dessa forma, o produto atua nas diferentes fases do ciclo de vida do fungo, desde a inibição da germinação dos esporos até o desenvolvimento e penetração dos tubos germinativos nos tecidos foliares, além de auxiliar no manejo da resistência. A aplicação deve ser sempre realizada de maneira preventiva em relação ao aparecimento das doenças, buscando assim o maior potencial de controle dos fungos.

Fox Xpro ainda possui uma formulação inovadora com a tecnologia Leafshield, que auxilia a absorção e distribuição do produto na folha de forma mais rápida, tornando a pulverização mais eficaz. Além disso, depois de algumas horas, Fox Xpro apresenta melhor absorção pela folha, quando comparado a outros fungicidas do mercado. Isso diminui a probabilidade de o produto ser lavado pela chuva, o chamado ‘rainfastness’.

Quais são as adaptações e os diferenciais do produto para as condições tropicais da agricultura brasileira?

A formulação tripla, com a inclusão do ingrediente ativo Bixafem, foi desenvolvida inicialmente para o mercado brasileiro, e posteriormente, para outros mercados latino-americanos. A iniciativa partiu de cientistas da Bayer no Brasil que vislumbraram a possibilidade de ganho de produtividade mediante o desempenho da molécula nas formulações para produtos utilizados em cereais de inverno na Europa.

Como o Fox Xpro interage com os fungicidas multissítio?

A interação se dá de forma satisfatória e, inclusive, é indicado o uso de fungicidas multissítios para manejo da resistência. A recomendação de posicionamento para o manejo é de duas aplicações de Fox Xpro nas primeiras janelas de arranque da planta seguida por duas aplicações de Sphere Max no final.

Que resultados já foram obtidos na safra 2018/19?

Fox Xpro proporciona maior sanidade das plantas em função do controle de doenças. Dessa forma, a lavoura aparenta folhas mais sadias e verdes, o que poderá proporcionar um maior potencial produtivo. Durante a safra 2018/19, por exemplo, foi verificado em 2.829 áreas de venda assistida em todo o Brasil e apresentou em média 3 sacas/ha de produtividade a mais do que nas áreas comparativas.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo