assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

A importância de um departamento financeiro na sua fazenda

Quanto tempo você tem dedicado para a gestão financeira do seu agronegócio? Acha que é o suficiente para garantir a sustentabilidade e evolução do seu empreendimento?

É comum encontrarmos gestores que deixam por último as “tarefas” financeiras do seu negócio, por entenderem que basta anotar o seu fluxo de caixa em um papel e guardá-lo no bolso.

Imagine um cenário onde não foi identificado que um imposto não estava sendo pago há alguns meses, gerando uma multa em um momento que não havia caixa suficiente para arcar com isso.

Isso acabou comprometendo os resultados daquela safra e, consequentemente, daquele ano.

E agora? Tem vontade de entender a importância de um departamento financeiro?

O que é um departamento financeiro?

É o departamento que saberá diferenciar uma situação favorável para realizar investimentos, de uma situação onde deve-se manter o dinheiro em caixa para custear gastos futuros.

O departamento financeiro irá avaliar qual é a melhor forma de gerir o dinheiro em caixa do agronegócio. Sempre levando em conta que “nem a quantidade produzida, nem o lucro são, por si só, uma medida adequada do desempenho da gerência e do empreendimento” (Peter Drucker, Pai da administração moderna).

Lembre-se, ter dinheiro em caixa não significa que o empreendimento está indo de vento em popa.

Sintetizando, é a área responsável por realizar e acompanhar todas as movimentações monetárias da empresa, desde contas a pagar e controle de estoque até decisões de investimento e financiamento.

Outro ponto importante a ser destacado é a gestão mais eficiente do seu dinheiro. Este departamento saberá como e quando aplicar o capital do agronegócio da melhor forma, potencializando o “poder” do seu patrimônio.

Ou seja, este setor saberá como promover o melhor uso dos seus recursos financeiros, de forma que, com a mesma quantidade de capital, o seu agronegócio conseguirá realizar mais em prol do negócio.

A área de finanças pode ser dividida em três áreas:

  • Tesouraria: Responsável por realizar e receber pagamentos, realizando a gestão do fluxo de caixa da empresa, garantindo que os clientes estão pagando em dia. Assim como, também, analisar se os recursos disponíveis são suficientes para tocar a operação;
  • Contabilidade: É a área que fará o levantamento dos impostos e cuidará de todas as obrigações perante a receita federal;
  • Planejamento: Realizará orçamentos e planejamentos de longo prazo. Além de acompanhar os resultados do negócio, entendendo a sua real situação.

E o quais os benefícios de se ter um setor financeiro?

Como seria possível planejar as ações dos próximos meses sem possuir uma análise sólida do que passou e onde ocorreram erros nos gastos da empresa? Sem conhecer a situação real da saúde financeira do empreendimento?

Evitar que determinado insumo seja comprado, pelo fato de ter um estoque suficiente do mesmo, é uma ação de prevenção de gastos desnecessários.

É uma tarefa, relativamente, fácil. Certo?

Agora, suponha que você alugou uma nova colheitadeira, com o intuito de melhorar a produtividade desse processo. Você mantém esse “investimento” por 4 ciclos produtivos, acreditando que houve um grande diferencial na produtividade, analisando somente a quantidade colhida.

Após estes 4 ciclos, você resolve avaliar se o ganho em produtividade realmente viabiliza este aluguel. O resultado é que, desde o primeiro ciclo, a produtividade ganha com a nova colheitadeira não valia o investimento.

Com a departamentalização do setor financeiro do seu negócio, você poderia já ter feito uma simulação de qual seria o retorno sobre este investimento. De modo que este dinheiro poderia ter sido aplicado de uma forma mais rentável.

Alguns dos benefícios deste setor, são:

  • Análise sólida da saúde financeira do negócio, evitando resultados “mascarados”;
  • Planejamento de gastos, evitando gastos desnecessários;
  • Conhecimento da tributação do agronegócio;
  • Análise da melhor aplicação do capital disponível;
  • Acompanhamento de contas a pagar e a receber.

Tendo estas pontuações feitas, é possível perceber como uma área dedicada exclusivamente aos assuntos financeiros traz a visibilidade de informações tão importantes.

A gestão financeira, bem realizada, entrega inúmeros benefícios para o negócio, e pode ser mais descomplicada do que se imagina. A prática da gestão financeira no empreendimento propicia o seu desempenho desejado e consequente retorno do investimento nele empregado.

Por Perfarm

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo